NaturMed

A Naturmed é uma instituição dedicada à Medicina Tradicional Chinesa. Esta instituição é composta por uma clínica onde a Medicina Tradicional Chinesa ocupa um lugar de destaque.

Os tratamentos através desta medicina, onde se destacam o Shiatsu, Acupunctura, Moxabustão, são realizados na clínica Naturmed e ministrados pelo Prof. Manuel Moreira.A formação representa um papel importante na sociedade em que vivemos e é com o intuito de providenciar cada vez mais especialistas neste tipo de medicina, que a Naturmed também ministra cursos nas mais diversas áreas (Shiatsu, QiGong, Acupunctura, Alimentação, etc.)

Actualmente há cada vez mais procura em todo o mundo pela suave e inócua Medicina Tradicional Chinesa, desde a Farmacopeia (fórmulas de plantas, ao natural ou em comprimidos, extractos, etc) à Acupunctura (aplicação indolor de finíssimas agulhas metálicas em pontos estratégicos do corpo), entre outros diversos métodos. Os métodos superiores da MTC e da Acupunctura fundamentam-se nas causas das doenças. Por isso conduzem à correcção dos hábitos de vida e à auto-educação.

Prof. Manuel Moreira

Prof. Manuel Moreira

Com mais de 40 anos de experiência no Tratamento e Orientação/Coaching de pessoas doentes ou saudáveis, que queiram usufruir de mais e melhor saúde ou vitalidade e longevidade. Tendo começado por mudar-se e transformar-se a si próprio, mediante a Alimentação, Exercícios e Filosofia de Estilo de Vida. Depois de si próprio, passou a tratar familiares. E somente a seguir passou a tratar e orientar pessoas em geral, até se tornar profissional nessa Área, particularmente em Medicina Tradicional Chinesa. Foi PIONEIRO em Portugal (e nalguns casos no mundo inteiro) em diversas Áreas, nomeadamente:

  1. Depois de ter estudado e praticado em si próprio Medicina Natural, foi dos primeiros praticantes e estudioso da "Macrobiótica Zen" em Portugal e principalmente no Porto, onde fez parte de um Grupo de Estudo que se reunia em casa do Dr. Armindo Guimarães na Foz, Porto (1975). Frequentou o 1.º Seminário em Portugal (Lisboa 1976) e seguintes com o Prof. Michio Kushi sobre Macrobiótica (mais tarde também no Porto). Frequentou os 1.os Cursos (Níveis I e II) de Macrobiótica do Instituto Kuchi de Portugal (actual Instituto Macrobiótico de Portugal), dirigidos pelo Prof. Francisco Varatojo (Lisboa 1986). Num desses Seminários conheceu e aprendeu Shiatsu com a Prof.ª japonesa Shizuko Yamamoto.

    Em 1980 fundou com mais 2 Sócios o Centro/Restaurante "Suribachi - Actividades Dietéticas, Lda.", sendo este dos 1.os Restaurantes no género no Porto e o único que sobreviveu até aos dias de hoje.

  2. Em 1990 fundou a "NaturMed - Medicinas Naturais", sendo a vertente principal dos serviços prestados a Medicina Tradicional Chinesa, com particular destaque para a Acupunctura, Massagem Shiatsu e Seitai e a Fitoterapia, além do Qi Gong (Exercícios) e da Dietética (Integral e Tradicional Chinesa). Como Filosofia mais abrangente da Arte de Viver e de Autocura recomendada e divulgada, a Auto-Educação Vitalícia.

  3. Tendo conhecido o Prof. Tomio Kikuchi no seu 1.º Seminário em Portugal (Lisboa 1987) tornou-se um dos seus primeiros discípulos e seguidor até hoje. Organizou, a Convite do próprio Prof. Tomio Kikuchi o 1.º Seminário no Porto (1988) e o 2.º Seminário em Lisboa nesse mesmo ano (1988) e outros ainda no Porto até o ano 2000. O Prof. Tomio Kikuchi foi discípulo directo do Grande Mestre George Ohsawa e é Fundador e Presidente do Centro Internacional de Auto-Educação Vitalícia/Instituto Princípio Único (CIAEV/IPU)(São Paulo, Brasil).

    Manuel Moreira é Representante Europeu e Membro da Equipa do referido CIAEV/IPU e tem participado activamente nas Actividades deste Centro em Portugal, Brasil, etc., como pesquisador e divulgador da Auto-Educação Vitalícia (desde 1987.07.19). Frequenta os Seminários Internacionais da Escola Musso (São Paulo) desde 1993 (26.º Seminário Internacional) e neste ano de 2017 estará presente também no que será o último destes Seminários (40.º Seminário Internacional).

  4. Dos primeiros Estudantes e Profissionais de Acupunctura e de Medicina Tradicional Chinesa em Portugal e principalmente no Porto. Frequentou o 1.º Curso (e único) no Porto de Acupunctura Tradicional Chinesa e Medicina Tradicional Chinesa da "Compagnonnage d'Acupuncture Traditionelle" leccionado pelo Doutor Daniel Laurent e pelo Prof. Riccardo Salvatore (1988/1991), tendo prosseguido esses mesmos estudos mais tarde em Lisboa, sob a égide do Projecto "Estrela Mestra/Instituto de Formação em Terapias Orientais", dirigido pelo Prof. Riccardo Salvatore.

  5. Foi também Aluno da 1.ª Turma do Curso de Medicina Tradicional Chinesa da Escola Superior de Medicina Tradicional Chinesa (Lisboa), do qual concluiu a Licenciatura por essa Escola e pela Universidade de Medicina Chinesa de Nanjing (China) em 1988. Mais tarde concluiu o Mestrado em Medicina Clínica e Pós-Graduação em Acupunctura e Massagem (Chinesa) em 2002 nessa mesma Universidade.

    Obteve o Diploma de "Pioneiro de Acupunctura Antiga e Verdadeira" das mãos do Doutor Daniel Laurent e Prof. Riccardo Salvatore (o Doutor Daniel Laurent ensinou em Portugal a partir de 1981). Manuel Moreira foi Professor convidado pelo Dr. Pedro Choy e nessa qualidade leccionou no 1.º Curso de Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa organizado em Portugal pelo Dr. Pedro Choy (1996/1997).

    Dos primeiros Membros da Associação Profissional da Acupunctura e Medicina Tradicional Chinesa (APAMTC) desde a sua fundação (2002). Com a Legislação e Regulamentação das "Terapêuticas não Convencionais" (faltando ainda regulamentar a Medicina Tradicional Chinesa), é dos primeiros Profissionais a ter Cédulas Profissionais Definitivas de Acupunctura e de Fitoterapia, concedidas pela ACSS - Administração Central dos Serviços de Saúde (2017).

  6. Dos primeiros Profissionais de Massagem Shiatsu e Seitai Jutsu em Portugal, especialmente no Porto, tendo sido Assistente do Mestre Yoshishige Okai na sua Clínica no Porto, com Tratamentos para Problemas da Coluna Vertebral e Outros (1987/1990). De 1994 a 2004 leccionou vários Cursos de Massagem Shiatsu e Seitai.

  7. Dos primeiros Alunos e discípulo do Grão-Mestre Wong Kiew Kit (nomeadamente na área de Qi Gong) desde a sua presença em Portugal, com Seminários organizados pelo Prof. Riccardo Salvatore (desde 1992). Em 2002 nomeado Instrutor autorizado de Shaolin Wahnam Qi Gong pelo Grão-Mestre Wong Kiew Kit. Em 2005 frequenta um Seminário de Qi Gong em Langkawi, Malásia, com esse Mestre. Desde 2008 frequentou diversos Seminários de 1 semana ("Campos de Verão") em Portugal nas áreas de Qi Gong, Taijiquan e Kung Fu, com esse Mestre.

    Membro da Federação Portuguesa de Tai Chi e Chi Kung (desde 2016).

  8. Dos primeiros Alunos dos Cursos de Cura e Autoconhecimento "Corpo Espelho" em Portugal, tornando-se Curador de Châcras do Sistema Corpo Espelho e Autoconhecimento, de Sir Martin Brofman (desde 2003).

  9. Dos primeiros Alunos de Reiki em Portugal, tendo sido iniciado pelo Mestre de Reiki Chetan Aseem (Bernard Grenier, Canadá, Fundador da Associação Universal de Reiki) tendo obtido Formação nos Níveis I e II de Reiki Tradicional com esse Mestre, como Praticante de Reiki Terapêutico, Porto Portugal (1996)