A Medicina Tradicional Chinesa, a qual compreende diversos Tipos de Terapias, não apenas a Acupunctura, a Moxabustão, a Massagem e a Manipulação Correctiva Osteo-Articular (Tuina Chinesa ou Shiatsu e Seitai Japoneses), a Fitoterapia Tradicional Chinesa ou Farmacopeia Tradicional Chinesa, mas também muitas outras, tais como Alimentação Dietética ou Medicinal adequadas, a Meditação, os Exercícios de Qi Gong, as Práticas de Exercícios ou de Artes Marciais, tais como o Taijiquan e o Kung Fu Chineses, o Aikido Japonês, etc.

Medicina Chinesa

Esta é uma Medicina Milenar, certamente uma das mais antigas do Mundo e que está presente não apenas na China, que tem a População maior do Mundo, mas está cada vez mais espalhada e mais profundamente em todo o Mundo. Em Portugal está reconhecida e regulamentada oficialmente pela Lei Portuguesa. A Medicina Tradicional Chinesa, em termos de comprovação arqueológica, já existe há mais de 5 000 anos. Porém, certamente já existia muito antes, apesar de não haver comprovação arqueológica anterior, pois uma Medicina, como um Sistema Integrado e Complexo, não se cria de um dia para o outro. Arqueologicamente e oficialmente falando, apenas a Medicina Ayurvédica poderá ser cerca de 1 000 anos mais antiga. Porém, a Medicina Tradicional Chinesa sempre foi e continua a ser a Medicina mais praticada e mais estudada em todo o Mundo e a que reúne mais provas dadas e concretas ao longo da História da Medicina em geral. A cada dia, no nosso Século XXI, a Medicina Tradicional Chinesa cada vez mais se torna se mais influente e mais popular em todo o Mundo, por diversas razões bem evidentes:

  1. É uma Medicina Natural, Ecológica, sem Venenos Químicos;

  2. É uma Medicina Barata, quando não mesmo Gratuita ou quase Gratuita quando praticada de forma Independente, sem Médico, por cada Pessoa ou Doente, na sua própria casa, ainda que com Orientação Profissional Competente e Qualificada apropriada;

  3. É uma Medicina Preventiva, além de Curativa, permitindo evitar Dores, Doenças, Cirurgias, Internamentos Hospitalares de Urgência e Diversos Tipos de Sofrimento, desde as mais variadas Doenças Crónicas ou Agudas, simples ou complexas, breves ou prolongadas.

  4. É uma Medicina que, muito para além da Ética, da Moral, ou da Regulamentação Jurídica , tem uma ou mais Filosofias próprias, profundas e elevadas, quando não mesmo transcendentes, desde o Taoismo, o Budismo e o Confucionismo, mas não só.

  5. É uma Medicina Educativa, pois assenta em Princípios Naturais da Ordem do Universo ou da Ordem Cósmica, como o Princípio Universal Yin-Yang, também conhecido como o Princípio dos Opostos ou o Princípio dos Opostos Complementares ou ainda, por exemplo, o "Princípio Único" de George Ohsawa, entre muitos outros Sistemas de Pensamento, Filosofia, Teoria e Experiência Prática, baseadas na Observação directa da Natureza, desde o nível Macroscópico, Humano ou Microscópico, como a Teoria dos 5 Elementos (Água, Madeira, Fogo, Terra, Metal), entre outras, que nos permite Compreender, Interpretar, Diagnosticar, Tratar, Educar e assim Prevenir para uma Vida progressivamente mais Saudável, Satisfatória e Feliz, não apenas ao nível dos Sintomas Físicos (dores, mal estar), mas também ao nível dos Sentimentos (Tristeza, Agressividade descontrolada, Preocupação, Ansiedade, etc.), dos Pensamentos (Capacidade de Raciocínio, Memória, etc.) e da Consciência em geral (Percepção Física e Percepção Extra-Sensorial ou Transcendental). Além dos Diversos Métodos Terapêuticos, para quem esteja realmente interessado e que consulte um Profissional qualificado, cada Pessoa, seja Sã ou Doente, pode não só libertar-se do seu Sofrimento, Doença ou Mal Estar (se está doente) como pode também (estando são ou saudável ou mesmo doente) tornar-se cada vez e progressivamente mais resistente às Doenças e cada vez mais Consciente e, por conseguinte, pode cada vez tornar-se progressivamente mais Independente relativamente à Saúde e Bem Estar (e não só, dado que a Saúde influencia tudo o resto), mediante a adopção não apenas de Tratamentos realizados por um Profissional qualificado e competente mas também por Tratamentos realizados em sua própria casa, com a devida Orientação de um Profissional (além de poder complementar com Livros e Publicações disponíveis) e ainda sobretudo adoptando Hábitos Saudáveis durante o seu período de Vida disponível, em diferentes aspectos e qualidades, assim como a diferentes níveis, tais como:

    1. Hábitos de Exercícios Respiratórios, de Meditação e de Movimentação adequadas, tais como Qi Gong, Ritmoprática ou Taijiquan (estes são exemplos para as Pessoas mais simples ou menos exigentes), ou ainda Kung Fu, Aikido e/ou Outras Artes Marciais para as Pessoas mais exigentes relativamente à sua Resistência e Competência Física, Mental e Espiritual.

    2. Hábitos de Alimentação e Bebidas adequadas, orientado por Profissional qualificado e competente, que dê exemplo.

    3. Hábitos na Toma de Chás, Plantas Medicinais ou Composições de Fitoterapia, receitados por Profissional qualificado e competente.

    4. Tratamentos Caseiros Pontuais ou Regulares de Moxabustão, Compressas, Cataplasmas, etc., com a devida Orientação, durante determinado período de tempo ou ao longo da Vida, consoante os casos e as necessidades e objectivos individuais e pessoais.

    5. Tratamentos executados por um Profissional qualificado e competente, por meio de Massagem e/ou Manipulação Osteo-Articular (tal como Tuina Chinesa ou Shiatsu e Seitai Japoneses), Acupunctura e/ou Moxabustão, entre Outros.

Na NaturMed Medicinas Naturais, com o Prof. Manuel Moreira, pode beneficiar desta Arte Milenar e da sua longa experiência no Tratamento e Orientação de milhares de Doentes, com resultados seguros e inequívocos fantásticos.

Receberá não apenas o beneficio de um Diagnóstico Clínico apropriado, mas também de um Tratamento eficaz e altamente personalizado, além de Receita e Orientação de topo, que lhe permitirá não apenas recuperar do seu sofrimento, se for o caso, mas também se tornar cada vez uma Pessoa mais Saudável, mais Independente e mais Feliz.