Neste Vídeo apresento a importância da FINALIZAÇÃO, versus INICIAÇÃO. Falo sobre a importância de preparar as RAÍZES,...
Coluna - Hérnia Discal e Protrusões Discais
Acupunctura, massagens orientais, exercícios de relaxamento – algo que me era distante, a mim, que trabalhei e trabalho com profissionais de saúde na designada “medicina convencional”. Faço um parêntesis para recordar o trabalho do velho “endireita” que, nas décadas de trinta, quarenta, cinquenta e sessenta, se colocou ao serviço de centenas de pessoas que tiveram torções, costelas, perónios, dedos e tíbias partidas, “espinhela” caída, que sei eu! - até o médico da terra aconselhava (desde que não fossem fracturas expostas) o “colega”, que ele trataria do assunto.
Também alguns amigos experimentaram a acupunctura para deixar de fumar. Aqui e ali ouvia, quase indiferentemente, pessoas que ficaram bem com tratamentos e massagens chineses e japoneses. Eram estas, e pouco mais, as referências que me chegavam sobre algo que ultrapassava o que me vinha dos médicos: antibióticos, analgésicos, antipiréticos, anti-inflamatórios...
Pois bem: um sujeito passa os sessenta e começam os pequenos (ou grandes?) achaques e vai daí, este escriba, preocupado com dores na coluna, que mal podia suportar, deitado ou em pé, a conduzir ainda menos, a fazer esforços era um horror, lá ouviu a sentença do ortopedista, lendo atentamente os exames feitos no serviço de imagiologia:
“C6-C7 – Hérnia discal; C4-C5 – Protrusão discal posterior; C3-C4 – Também protrusão discal posterior. E outras mazelas mais.”
Bolas: era demasiado! E o médico sentenciou: “anti-inflamatório e analgésico e vamos ver se melhora, de outro modo vai à faca; dentro de um mês apareça”.
Quis o acaso que surgisse um mestre que me segredou: “- Apareça no meu consultório.”
Meio desconfiado, meio incrédulo, mas também pensando: bom, o que perco, verdadeiramente?!
Pois bem: ao fim de meia dúzia de sessões senti-me outro. Com as técnicas utilizadas – relativamente às quais o crédito subiu de forma assinalável – passei a dormir razoavelmente, comecei a conduzir, retomei os pequenos trabalhos de ajuda doméstica... Após cerca de 15 sessões, senti-me outro, inquestionavelmente melhor.
A acupunctura, as massagens shiatsu, as manipulações seitai-jutsu, os exercícios de qi gong, as massagens com água salgada praticadas pacientemente pelo mestre, complementadas em casa com a aplicação de compressas de gengibre e com os exercícios explicados pelo Professor, - tudo combinado está a ser um sucesso.
Tenho a impressão de que é imperioso continuar com estas sessões para não “ir à faca” - (oh, deus meu, não fora o raio do computador e isto da coluna seria uma beleza, creio bem...). Aliás, estas sessões de tratamento constituem um alívio e um consolo corporal e espiritual apenas compreensíveis se experimentadas.
Foi graças ao Professor Manuel Moreira, que vive no Porto, que passei a acreditar seriamente na medicina tradicional chinesa. A ele, o mérito; a ele, o encorajamento.
Obrigado, Prof. Manuel Moreira.
Dr. Paulo Salgado (Administrador Hospitalar)
Vila Nova de Gaia, 15 de Abril de 2008
Deixe um comentário
Faça login para postar comentários