Neste Vídeo apresento a importância da FINALIZAÇÃO, versus INICIAÇÃO. Falo sobre a importância de preparar as RAÍZES,...
CHÁ DE 3 ANOS - SALUTAR DIGESTIVO E MÚLTIPLAS PROPRIEDADES MEDICINAIS
O Chá de 3 Anos é o mais indicado e consumido pelos conhecedores e praticantes de Macrobiótica /Auto-Educação Vitalícia. É feito da Planta do Chá (Camellia sinensis).
A partir dessa Planta (Camellia sinensis) que é um arbusto da família das Camélias (daí o seu nome científico), existem inúmeros tipos de Chá, entre os quais o Chá verde.
Nota:
Quando aqui (incluindo acima e abaixo), dizemos “Chá” estamos a usar essa palavra em sentido estrito (planta ou bebida preparada com Camellia sinensis) e não em sentido lato (planta ou bebida de alguma planta medicinal qualquer).
“Os Prados e as Colinas são as melhores Farmácias”
(Paracelso) (1493-1541) (médico, alquimista, físico, astrólogo e ocultista suiço-alemão)
Uma das vantagens das bebidas feitas a partir da decocção (cozimento) ou infusão de Plantas Medicinais é o facto de estarem no estado líquido e, portanto, serem de muito mais fácil digestão e assimilação dos seus ingredientes ou princípios activos do que substâncias ou alimentos sólidos.
Esse Chá chinês (Camellia sinensis) terá sido descoberto na China há muitos milhares de anos, segundo a lenda há cerca de 5.000 anos pelo lendário Imperador divino Shennong (Yan) (Fazendeiro ou Agricultor divino), considerado na China como o Deus das Plantas, da Fitoterapia (Medicina pelas Plantas) e da Agricultura. Terá provado e experimentado inúmeras Plantas Medicinais para avaliar e estudar os seus efeitos. E nesse trabalho de estudo e investigação, terá descoberto também o tal Chá chinês (Camellia sinensis) e suas respectivas propriedades medicinais fantásticas.
Entre as múltiplas propriedades medicinais descobertas por Shennong, estava incluída a capacidade de manter a pessoa desperta (no caso do Chá verde). E daí ser muito conhecido mais tarde o seu uso pelos Monges Zen, para meditarem sem adormecerem durante a meditação sentada em zazen.
O “Matcha” (Chá verde em pó) deu entrada no Japão no Séc. XII, através da introdução do Budismo Zen no Japão. Mais tarde, essa cultura de tomar esse tipo de Chá, originou o “Chado” (Caminho do Chá) e mais tarde veio a transformar-se no “Chanoyu” (Ritual ou Cerimónia do Chá).
Depois do uso do Chá entre os Monges Zen, esse hábito e costume de tomar Chá verde em pó foi difundido também entre os Samurais, que o passaram a tomar.
CERIMÓNIA DO CHÁ (Japonesa)
Os Princípios Fundamentais da Cerimónia do Chá (que leva cerca de 4 horas), são:
1. Harmonia (Wa). Os pratos de comida servidos aos convidados, devem estar de acordo com a Estação do Ano (Harmonia com a Natureza, com o Cosmos).
2. Respeito ((Kei). Sinceridade vinda de dentro do Coração,
no relacionamento humano e no relacionamento com a Natureza.
3. Pureza (Sei). Limpeza interior (íntimo, consciência) e
limpeza exterior (higiene, arrumação).
4. Tranquilidade (Jaku). Estado de relaxamento natural, físico e mental (o qual permite uma maior atenção, como na Meditação).
NOTA
Estes princípios são para serem aplicados não apenas durante a respectiva Cerimónia, mas a toda a hora, em qualquer momento e lugar, a Vida inteira.
NA CHINA
No entanto, esse Chá chinês tornou-se bebida social na China a partir da Dinastia Tang (618-906) (curiosamente a Dinastia que reunificou a China).
NA EUROPA
Os primeiros europeus a contactarem com essa bebida, foram os portugueses, ao chegarem ao Japão em 1543.
O uso do Chá chinês em Inglaterra foi implantado por Catarina de Bragança (princesa portuguesa que casou com Carlos II de Inglaterra) por volta de 1660. Catarina patrocinava “Tea parties” (Encontros de Chá), onde o Chá passou a ser apreciado pelas mulheres e mais tarde também pelos homens. O seu consumo foi crescendo até finais do Séc. XVII sendo bebido a qualquer hora do dia.
Até que no início do Séc XIX foi instituída a tradição do “Chá da tarde” ou “Chá das 5” (“five o´clock Tea”) pela Duquesa de Bedford em Londres.
TIPOS DE CHÁ
Existem múltiplos tipos de Chá preparados a partir dessa “Planta do Chá”. Porém, o tipo de Chá de que vamos falar especificamente, como a melhor opção para a Saúde (entre esses diversos tipos conhecidos) e que tem a maior variedade de propriedades medicinais, consideramos ser:
O “Chá de 3 anos”, o qual se pode apresentar de duas formas:
- Folhas tostadas (Bancha);
- Galhos tostados (Kukicha.
Em Portugal, geralmente apenas se encontra à venda o “Kukicha”, de origem japonesa.
No Brasil, em São Paulo, geralmente apenas se encontra à venda o “Bancha”, de produção de agricultores de origem japonesa em São Paulo (a maior comunidade japonesa em todo o mundo, fora do Japão).
Na Escola Musso (Serra da Maitiqueira, Mairiporã, São Paulo) e no Restaurante Satori (Liberdade, São Paulo), vende-se “Bancha” de boa qualidade, produzido na Escola Musso.
O Chá de 3 anos faz parte da Medicina Tradicional Japonesa (Medicina Natural antiga do Japão) e foi preconizado e divulgado por todo o mundo por George Ohsawa (1893-1966) (fundador da Macrobiótica Zen), sendo lá também conhecido como “Chá de Inverno”.
CHÁ DE 3 ANOS
O “Chá de 3 Anos” é assim designado, em virtude de as respectivas Folhas ou Galhos serem colhidas somente decorridos 3 anos de estarem na Planta, o que faz com que essas Folhas ou Galhos adquiram melhores Propriedades Medicinais, além de diminuir o conteúdo de teína, ao contrário do Chá verde em que se procuram colher os rebentos mais jovens, mais ricos em teína. Essas Folhas ou Galhos são tostadas, para serem depois usadas para fazer a bebida. Portanto, se comprar Folhas ou Galhos não tostados, deverá tostá-los antes de usar.
Portanto, paradoxalmente, adquire algumas propriedades benéficas opostas às do Chá verde. Pois enquanto o Chá verde é excitante e por isso susceptível de provocar insónia, o Chá de 3 anos é quando muito neutro ou mesmo calmante, útil em casos de insónia, visto que como vamos ver, fortalece e harmoniza o Coração e por isso, pode melhorar a qualidade do sono.
CHÁ DE 3 ANOS
SUAS INDICAÇÕES,
RECEITAS E PROPRIEDADES MEDICINAIS
1. Digestivo. É o melhor digestivo que conheço. Se eu tivesse de optar por beber uma única bebida durante a minha vida inteira, sinceramente eu escolheria o Chá de 3 Anos. Tem um sabor relativamente neutro, mas delicioso, que sabe bem, assenta bem no Estômago e é mesmo útil em casos de azia, gastrite, náuseas, alivia cólicas abdominais. Melhora o funcionamento gástrico (Estômago) e intestinal (Intestinos). Portanto indicado para Baço-Pâncreas/Estômago.
2. Melhora a função cardíaca (Coração). Por isso, indicado em casos de ansiedade ou insónia (especialmente relacionada com o Coração). Activa a circulação do Sangue. Portanto, tendo em conta 1. e 2., indicado para Coração/Intestino Delgado.
3. Alcaliniza rapidamente o Sangue. Francisco Varatojo diz que “não conhece nenhuma bebida que seja tão rápida a alcalinizar o Sangue”. E portanto muito útil para casos de cansaço ou baixa imunidade. Logo, muito útil actualmente para quem está preocupado com o Covid-19 ou com alguma infecção associada.
4. Indicado para nefrites, infecções da Bexiga, diversos problemas urinários, cálculos renais, reumatismo. Portanto, tendo em conta 3. e 4., indicado para Rins/Bexiga.
5. Indicado também para cálculos da Vesícula Biliar.
Portanto, tendo em conta 3. e 5., indicado para Fígado/Vesícula Biliar.
6. Em aplicação externa, usa-se para problemas dos Olhos, Nariz e Vagina.
Para os Olhos, lavando-os 2-3 vezes ao dia com Chá de 3 anos.
Para Nariz entupido, juntar um pouco de Sal marinho integral a Chá de 3 Anos morno (um pouco menos salgado que água do mar) e usar para lavar internamente as narinas.
Para limpar a região vaginal, usar esse líquido salgado para lavagem interna da Vagina.
Também se pode usar o líquido salgado (em vez do Chá simples) para a lavagem dos Olhos (com o Sal bem dissolvido e o Chá coado, sem areias).
7. Tem elevado conteúdo de Cálcio, Vitamina A e Vitamina C.
E ainda é rico em Sais minerais.
Mediante tudo isto, o que queremos mais?
Resumidamente, quando devidamente utilizado, trata ou melhora o funcionamento de praticamente quase todos os Órgãos internos!
RECEITA
- 2 punhados de Chá de 3 Anos (Bancha ou Kukicha)
- 1 litro Água
Levar à fervura e deixar ferver em fogo brando, tapado, por 10 a 15 minutos.
As Folhas ou Galhos podem ser re-utilizados por mais 2-3 vezes.
Pode ser usado diariamente a vida inteira após as refeições
(passados 10-20 minutos ou mais), auxiliando a digestão e a Saúde em geral.
IMPORTANTE
SE tem interesse por SAÚDE, VITALIDADE, LONGEVIDADE
ainda pode inscrever-se na FORMAÇÃO ONLINE Via ZOOM
que irei realizar já nos próximos Dias 16 e 17 Janeiro 2021:
FORMAÇÃO: MEDICINA ORIENTAL EM CASA
TRATAMENTOS PARA DOENÇAS ESPECÍFICAS
COMPRESSAS, MOXABUSTÃO, CHÁS ESPECIAIS
https://www.facebook.com/events/303009004384088/
OBSERVAÇÃO
SE tem interesse por SAÚDE, VITALIDADE, LONGEVIDADE
Para Acesso Privilegiado às minhas Publicações e Formações Exclusivas
(não públicas) como Artigos, Vídeos, Lives, além de Formações diversas,
Siga-nos de perto no nosso Grupo Exclusivo,
solicitando Adesão ao nosso Grupo Privado Facebook:
“Comunidade NaturMed - Saúde e Medicinas Naturais”:
https://www.facebook.com/groups/491736961688847/
NOTA
Ao Solicitar Adesão, por favor tenha o cuidado de Responder também à Pergunta
sobre o Motivo do Pedido de Adesão.
Por uma Vida Sã
Ao nível Individual, Familiar e Mundial.
Deixe um comentário
Faça login para postar comentários