Neste Vídeo apresento a importância da FINALIZAÇÃO, versus INICIAÇÃO. Falo sobre a importância de preparar as RAÍZES,...
Atividades Fundamentais
Podemos classificar em 9 as funções ou actividades vitais fundamentais, as quais, estando em adequado funcionamento, permitir-nos-ão ter ou desenvolver uma vida segura, saudável e próspera, entre outras benesses.
1.RESPIRAÇÃO
A Respiração é a parte aparente (Yang) da Base de sustentação da Vida (YIN).
Precisamos aprender a aperfeiçoar e desenvolver a Arte de Respirar (Inspirar e Expirar).Graças a uma respiração eficiente, poderemos avançar quando é preciso e recuar a tempo quando é preciso também.Respirar convenientemente permitir-nos-á ir mais além, mesmo quando à primeira vista parece que está tudo irremediavelmente perdido ou quando as nossas forças estão exangues ou nos sentimos de rasto, depois de um esforço sobre-humano.
Por isso vale a pena consciencializarmo-nos da respiração em si e compreender a sua importância.Uma insuficiente respiração tornará a pessoa tímida e covarde, pois não terá suficiente energia para agir, enfrentar as adversidades.
2.SONO
O Sono é o eixo (Rang) de sustentação da vida vegetativa (YIN).Mesmo uma pessoa em estado de coma, continua a “dormir”(apesar de poder ter alguma consciência do que se está a passar à sua volta), pois o seu estado não lhe permite estar activa.O Sono permite-nos reparar e refazer nossas energias e mesmo o nosso sangue.
O Sono permite-nos descansar a mente, que enquanto acordados não para sequer 1 segundo: está sempre a analizar, a julgar, a comparar, a ajuizar, a concluir, a fazer contas, etc. Se não dormirmos, a partir de certo monento ficaremos loucos.
Por isso para uma boa saúde mental, intelectual, emocional, sentimental e espiritual,o sono de qualidade apropriada é fundamental e indispensável.Não é o Sono obtido à custa de comprimidos químicos, mas o Sono natural, obtido naturalmente e espontaneamente.
3.EVACUAÇÃO DAS URINAS E DAS FEZES
Expirar, Suar, Urinar, Evacuar, desenvencilhar-se de emoções ou de sentimentos negativos em excesso, de pensamentos, recordações ou imaginações de futuro sombrio, negativo ou trágico, tudo isso precisa ser expelido a tempo de não provocar estragos sérios ao organismo, à mente e/ou ao espírito.
Mas ao nível mais básico (YIN) a eliminação da Urina (Yin) e a eliminação das Fezes (Yin) ocupa um lugar de relevo, que jamais deve ser descurado, se não quisermos, um dia mais tarde, termos “surpresas” desagradáveis.
Deveremos gerir a qualidade e quantidade de líquidos e de sólidos ingeridos diariamente para que, em média, não tenhamos que urinar mais do que 2 a 4 vezes por dia (24horas) (2 a 3 vezes as mulheres e 3 a 4 vezes os homens) e deveremos evacuar, em regra, 1 vez por dia.
4.MOVIMENTAÇÃO
Movimentar-se é a parte aparente (Yang) do Eixo (RANG) da nossa vida, da nossa existência. Como animais que somos e mais ainda como seres humanos, sem movimento não podemos existir como tal.Movimentação é vida.Sem movimento, não existe vida.Mesmo para produzir ou construir vida é necessário movimento.Sem movimento não há faísca, não acontece coisa alguma. Precisamos ter consciência e desenvolver dois tipos de movimentação: a interna (fisiológica física e energética) e a externa (com movimentos de braços, pernas, caminhando ou deslocando-nos de um lugar para outro). A movimentação externa influencia decisivamente a interna e vice-versa:
Para uma digestão eficiente (incluindo assimilação e eliminação) fazer exercício apropriado, movimentar-se suficientemente, é indispensável.Caso contrário a comida e bebida irá resultar em “fumaça”, bloqueio (indigestão, má digestão, prisão de ventre, etc.), acumulação de toxinas, etc.
Também para captarmos oxigénio eficientemente na respiração, a movimentação (exercício) é importante. Até para captarmos energia também (exercício de Qi Gong).
Por isso, mesmo para uma boa actividade mental, para ter bom humor e para desenvolvimento espiritual, o exercício é uma excelente alavanca potenciadora.
5.ALIMENTAÇÃO
Comer e beber (pressupondo também digerir, assimilar e eliminar os resíduos e os excedentes) é o Eixo (Rang) do nosso Eixo mais geral (RANG) da nossa existência, da nossa vida. Quem não tem vontade de comer nem de beder, certamente não terá vontade de viver.
Quem tem prazer em viver, certamente terá prazer em comer, mesmo as coisas ou comidas mais simples. Quem só gosta de comidas especiais ou muito condimentadas, muito doces, etc., é porque também não se sente de bem com a vida ou quer excluir uma parte da vida (quer excluir o difícil, o amargo, o desagradável da vida, por exemplo). Há que agradecer e aproveitar tudo, utilmente ( o “bom” e o “mau”).
Somos a síntese de tudo que comemos no passado (incluindo o que comeram os nossos antepassados), de tudo o que estamos comendo no presente e do que aspiramos ou queremos comer no futuro.É isso, fundamentalmente, que nos torna naquilo que somos, não apenas no aspecto físico mas também no nosso tipo de personalidade.
6.PENSAMENTO; MEDITAÇÂO E INTUIÇÃO
O Pensamento, a Meditação e a Intuição são a parte oculta, escondida, mas o alicerce, a base, o esteio, o pilar (Yin) do eixo mais geral da nossa vida (RANG).
É a partir daquilo que pensamos, daquilo em que acreditamos, daquilo em que confiamos, daquilo que intuímos, daquilo que imaginamos como verdadeiro ou como sendo o que queremos para nós ou que é o trampolim para atingirmos os nossos objectivos, que fazemos as nossas opções sobre: o que comer, qual o exercício a executar, qual o lugar para onde nos dirigimos, qual o caminho por onde seguir, quais as metas a atingir, etc.
É claro que, reciprocamente, também o modo de comer e beber e movimentar-se influenciam o nosso modo de pensar, intuir ou meditar. Porém, o Pensamento, a Meditação, a Intuição são, em muitos aspectos gratuitos e podem ser exercidos em qualquer momento e em qualquer lugar, sempre que estejamos preparados (o que já não acontece com o comer e o beber nem com o movimentar-se, que nos faz depender de outras coisas, de outros lugares, de outras pessoas e de dinheiro).
7.COMUNICAÇÃO VERBAL
Falar, escrever,telefonar,fazer um gesto propositadamente para transmitir uma mensagem, um sentimento, um pensamento,expressar-se artisticamente, essas são as manifestações mais aparentes, mais visíveis (Yang) da nossa vida mais madura, mais desenvolvida (YANG).Sem verbo as coisas não se concretizam. Pelo menos, sem verbo adequado, as coisas não se concretizam a nosso contento.Até mesmo Deus não existiria sem Verbo.Pois Deus é uma criação humana: não foi Deus que criou o homem, o homem é que criou Deus (imaginação mental humana). A própria Bíblia, que é, grosso modo, um Tratado sobre Deus (no sentido ocidental do termo “Deus”), desmistifica Deus quando diz: “-No princípio era o Verbo e o Verbo era Deus”. Portanto afirma categoricamente (verdade ou não) que “Verbo é Deus”.Ou,traduzindo, que “Palavra é Deus”.A realidade, porém, é mais ampla: a Palavra pode ser Deus ou Diabo.Pois podemos usar palavras divinas ou diabólicas.E todos temos essa experiência, quer de as proferirmos, quer de as ouvirmos a toda a hora.
Por isso precisamos treinar e mergulhar bastante profundamente nas palavras que usamos e nas que nos são transmitidas a cada momento para nos ajudar ou informar ou para nos enganar ou destruir, etc. Essa escolha das palavras, consciente ou inconscientemnte, determinará, inexoravelmente, o nosso destino.
8.CONVIVÊNCIA,RELACIONAMENTOS
A convivência e os relacionamentos em geral (relacionamento consigo próprio, com o conjugue, com a família, com a sociedade, com a Natureza, com o Cosmos) são o Eixo (Rang) da vida madura, superior (YANG).
Através do Relacionamento adequado e Convivência apropriada connosco mesmos, podemos aumentar o nosso poder e influência.
E o mesmo se poderá dizer em relação ao relacionamento conjugal, familiar, social e de relacionamento com os próprios objectos, com as coisas em geral, com a Natureza, com o Cosmos como um todo.
Se soubermos alavancar, se soubermos colocar a cunha no local e posição adequada e no momento propício, os resultados correrão a nosso favor.Mas se fizermos as coisas ao contrário (consciente ou inconscientemente) os resultados ser-nos-ão desfavoráveis.
Importa, portanto, prestar a máxima atenção aos nossos relacionamentos, pois deles dependerá o nosso sucesso ou insucesso, saúde ou doença, riqueza ou pobreza, segurança e paz ou conflito, violência ou guerra, etc.
9.REALIZAÇÃO, AUTO-REALIZAÇÃO
A parte mais básica, mais elementar da vida adulta é conseguirmos atingir os nossos objectivos, realizar os nossos sonhos, sentirmo-nos realizados, sentir que a vida valeu a pena, sentir que não vivemos em vão, sentir (quando chegarmos ao fim da vida) que fizemos algo útil para nós mesmos e para os outros, que as nossas sementes germinaram ou irão germinar, crescer e frutificar, num movimento perpétuo, infinito.
Essa é a parte oculta, o segredo do nosso sonho mais profundo (Yin) da nossa vida madura, desenvolvida, superior (YANG).
Para tal precisamos ter o maior e melhor controlo do tempo e espaço disponíveis nas nossas vidas de cada um de nós, aproveitando o melhor possível cada instante em cada lugar.
Precisamos realizar tranquilamente mas sem desmazê-lo o melhor possível e o mais possível aquilo que queremos.E sem nos dividirmos por mil coisas que nos dispersarão e nos desviarão daquele que é o nosso sonho fundamental, ao qual deveremos entregar-nos sem reservas, uma vez descoberto.
Assim chegaremos ao fim da vida sem arrependimento, ainda que com inúmeros erros, mas satisfeitos com a nossa consciência por termos mudado de agulha ou de caminho a tempo!
2013.10.25
Manuel Moreira
Postado em:
Saúde
Deixe um comentário
Faça login para postar comentários