Neste Vídeo apresento a importância da FINALIZAÇÃO, versus INICIAÇÃO. Falo sobre a importância de preparar as RAÍZES,...
EXERCÍCIOS DE QI GONG - Saúde, Vitalidade, Longevidade
A Arte de Qi Gong é antiquíssima. O objectivo é gerir, controlar, aumentar e melhorar a Energia Vital no nosso organismo, facilitando, normalizando e aumentando o fluxo energético em qualidade e quantidade. Dessa forma é promovida a Saúde e a própria Personalidade, fazendo o seu praticante adquirir mais e melhor saúde, tranquilidade, vitalidade e clareza mental, intuitiva, instintiva e perceptiva transcendental. No Egipto e no Tibete era chamada "Arte dos Mistérios". Já na Índia é conhecida como "Yoga". E na China chama-se "Qi Gong".
"Qi Gong" é a grafia correcta em Pinyin (escrita chinesa usando caracteres latinos).
Outrora, tais ensinamentos eram cuidadosamente guardados secretamente e apenas eram transmitidos do Mestre para os Discípulos por ele escolhidos, pois os seus praticantes podem adquirir capacidades muito fora do comum, mediante um treino regular apropriado.
Vejamos um exemplo: o Mestre Taoista chinês Li Ching Yuen (1677-1933) terá atingido a longevidade de 256 anos, sendo actualmente a pessoa humana de maior longevidade de que há registo histórico, tendo além disso morrido de morte natural. Dentro da Filosofia Taoista e da Medicina Tradicional Chinesa, era um Herbalista, tomando para seu próprio uso Plantas medicinais adequadas regulamente, além de ter uma Alimentação com um mínimo de Produtos Animais. E fazia Meditação e praticava Qi Gong diariamente, prática que segundo ele terá contribuído decisivamente para a sua invejável longevidade!Do registo da sua vida consta que terá casado 23 vezes e terá tido mais de 180 filhos!
Entre as Artes equiparadas ou semelhantes, tais como as outras acima referidas, podemos citar ainda:
No Japão, os Exercícios de "Makko-Ho", nos quais é dada ênfase à Energia Vital e respectivos Meridianos, procurando geral o respectivo fluxo energético, promovendo um natural relaxamento e consciencialização durante a prática.
Ainda no Japão, os ensinamentos e práticas de Haruchika Noguchi (1911-1976), fundador do "Seitai", o qual estabeleceu o conceito de "Taiheki", relacionado com a Energia Vital. Dentro desse "Seitai Original de Noguchi" ou "Verdadeiro Seitai" constam não apenas as manobras de "Seitai Soho" (manipulação de vértebras da Coluna Vertebral ou de outras articulações) e a prática do "Yuki" (imposição de mãos acompanhada de certas visualizações e respirações) mas também e sobretudo "Exercícios Respiratórios" apropriados e o "Katsugen" (Movimento regenerador espontâneo depois de induzido). Assim, podemos considerar o "Katsugen" como um "Qi Gong espontâneo".
Finalmente, gostaríamos de referir a "Ritmoprática" - uma série de Exercícios seleccionados, desenvolvidos e aperfeiçoados pelo Professor Tomio Kikuchi, nos quais se enfatiza o relaxamento, o não fazer força, o deixar ir, fluir.
Buda disse que era a "Resistência" à dor que desencadeava a "Dor". A dor está sempre relacionada com um bloqueio energético ou sanguíneo. E são tais bloqueios as causas fundamentais das doenças, incapacidades, inabilidades, fraquezas e erros.
Daí a enorme importância do Qi Gong.
Deixe um comentário
Faça login para postar comentários