Neste Vídeo apresento a importância da FINALIZAÇÃO, versus INICIAÇÃO. Falo sobre a importância de preparar as RAÍZES,...
EXERCÍCIO FÍSICO, MENTAL OU AMBOS?
Em sentido amplo, “Exercício” significa Treinamento.
Em sentido restrito, “Exercício” significa Treinamento motor do corpo, envolvendo Exercícios estáticos (posturas com o corpo parado) e dinâmicos (movimentos ou sequência de movimentos corporais).
Porém existem “Exercícios” em diversas áreas ou disciplinas, como “Exercícios de Matemática”, “Exercícios Militares”, etc.
EXERCÍCIO FÍSICO
Limitações e Contradições
“Exercício Físico” é assim tudo o que se refere a movimentar ou treinar o corpo, normalmente com o intuito de melhorar a Saúde ou como Diversão ou Recreio,
servindo assim para prevenir, evitar ou tratar doenças físicas, emocionais ou mentais.
Contudo, na prática, esta ideia de “Exercício físico”, como o próprio nome indica, está circunscrito e limitado à parte física, pelo menos em termos de atenção e pedagogia.
Pois os próprios professores ou treinadores desse tipo de Exercício estão inteiramente grudados e focados em “músculos”, “musculatura”, “força”, “perda de peso” (na realidade, mais correctamente dito seria “perda de obesidade), “diminuição do colesterol”, “aumento de resistência” (aguentando a correr durante mais tempo, por exemplo), “aumento de velocidade” (ser capaz de correr mais rapidamente), etc.
Ou seja: tudo parâmetros físicos.
O que a nosso ver é ainda mais estranho, é que, paradoxalmente, sobretudo em “atletas de alta competição”, em vez de o exercício servir para melhorar a Saúde, Personalidade e Felicidade do atleta, apenas se procura que este atinja as marcas mais avançadas em termos de velocidade e resistência física, não importando minimamente a destruição da sua Saúde nem a deformação da sua Personalidade, usando drogas que, além de legalmente proibidas, são perniciosas e destruidoras da Saúde e da Dignidade do atleta.
Está claramente documentado no livro “O Desporto Debaixo de Fogo”, de Armando Neves dos Inocentes, Prime Books, os inumeráveis atropelos à Saúde, à Ética, aos Regulamentos, ao Bom senso, à Lógica, ao Raciocínio, à Nobreza de Carácter, etc. no mundo do Desporto.
Nesse livro, o autor refere que “desde as origens do Desporto, isto é, desde a prática da Caça na época do Homo Neanderthalensis, há 2 componentes sempre presentes: competição e violência, sendo a competição a marca registada do desporto.”
“E não é o atleta de alta competição um trabalhador que vende ao Clube a que pertence a sua força de trabalho? E não é, ele também, humilhado e ofendido, quando se põe em risco a sua saúde, através de anestesias locais, que escondem, por poucas horas, lesões ósseas e musculares, de alguma gravidade?” (Manuel Sérgio, 2003)
Portanto, como se vê, até os próprios críticos dos procedimentos desportivos, se focam em “ossos e músculos”, ignorando completamente os aspectos energéticos, ou mesmo Órgãos internos e muito menos aspectos emocionais ou mentais.
Portanto fica claríssimo como esse tipo de Exercício Físico, nomeadamente Desporto, praticamente pouco ou nada tem a ver com Saúde, a não ser muitas vezes com a destruição dessa mesma Saúde.
Isso não significa obviamente que alguém individualmente, de maneira sensata, não possa executar Exercícios de Ginástica beneficiando a Saúde.
Porém, o problema é que, no máximo, beneficiará a parte física e pouco mais, a menos que tenha conhecimento e experiência ou prática de Exercícios Energéticos, como Meditação, Qi Gong ou Taijiquan, por exemplo.
EXERCÍCIO
E CULTURA GREGA
É muito citada a expressão “Mens sana in corpore sano” (Mente sã em corpo são)
do Poeta romano Juvenal, na sua Sátira X, referindo-se ao que poderá tornar um ser humano feliz.
Porém, a expressão “Mente sã em corpo são”, para tornar um ser humano feliz, tem origem na Grécia antiga e está associada à Educação da Cultura grega dessa época, designada “Paideia” a qual incluía Educação e Formação Ética, constituída por várias disciplinas:
Ginástica, Gramática, Retórica, Música, Matemática, Geografia, História Natural e Filosofia.
Vemos assim que na Grécia antiga os gregos compreendiam a necessidade de os cidadãos usufruírem de uma Educação abrangente, global.
E não apenas limitada a uma única disciplina ou actividade, o que limita e enfraquece a personalidade, como vemos hoje em dia, tornando as pessoas escravas, dependentes, limitadas.
Thales de Mileto (filósogo grego pré-socrático), tinha uma expressão mais sábia ainda, pois incluía 3 elementos para a tal Felicidade ( e não apenas dois - mente e corpo). Dizia:
“Homem feliz é aquele que tem um corpo saudável,
uma mente engenhosa e uma natureza dócil”
Observando atentamente e transferindo para uma abordagem global chinesa, podemos reparar na seguinte Ternariedade da frase de Thales de Mileto:
1. CORPO saudável- Parte mais física, mais densa - Estado SÓLIDO (YIN) (Rins/Bexiga ou Sistema génito Urinário, Fígado/Vesícula Biliar ou Sistema Locomotor e Baço-Pâncreas/Estômago ou Sistema Digestivo);
2. Natureza (Emoção, Sentimento) DÓCIL - Parte intermédia - Estado LÍQUIDO (RANG) (Coração/Intestino Delgado) ou Sistema Circulatório Sanguíneo e Protector do Coração (Sistema Nervoso Autónomo)/Triplo Atanor (Triplo Aquecedor) (Sistema de Regulação Térmica do Corpo);
3. MENTE engenhosa - Parte mais subtil, mais etérica - Estado GASOSO (YANG) (Pulmões/Intestino Grosso) ou Sistema Respiratório e (Cérebro, Espinal Medula e Sistema nervoso Simpático e Parassimpático) ou Sistema Nervoso
Vemos assim que Thales de Mileto tinha uma visão bastante abrangente da Natureza e do Universo e portanto também do ser humano. Foi o 1.º pensador ocidental a alterar os conceitos da Mitologia e, em vez disso, observou atentamente os fenómenos da Natureza.
Portanto, neste aspecto, Thales de Mileto esteve mais próximo dos Filósofos orientais chineses, nomeadamente taoistas, como Lao Tse e seus seguidores.
Não terá sido por acaso que foi filósofo, matemático, engenheiro, homem de negócios, considerado o 1.º filósofo grego (segundo Nietzsche), foi o 1.º a explicar o eclipse da Lua em 585 a.C. e buscou a verdade da vida na Natureza.
EXERCÍCIO
E ESTOICISMO
O Estoicismo foi fundado na Grécia antiga, no início do Séc III a.C., por Zenão de Cítio.
É uma Filosofia Prática, baseada na Aplicação Prática e não em meras Teorias abstratas.
Há 3 Estóicos muito célebres e distintos:
- Epícteto (55 - 135). Grande parte da sua vida, foi vivida como escravo em Roma, ao serviço de Epafrodito, o cruel secretário de Nero que, segundo a tradição, certa vez lhe terá quebrado uma perna.
- Séneca (- 4 a.C. - 65 d. C.). Um dos mais célebres advogados, escritores e intelectuais do Império romano. Dramaturgo de sucesso, uma das pessoas mais ricas de Roma, estadista famoso e conselheiro do Imperador.
- Marco Aurélio (121 - 180). Imperador Romano desde 161 até à sua morte (decorridos 19 anos). Considerado o último dos 5 Bons Imperadores Romanos. Lembrado como bem sucedido, culto e dedicado à filosofia, especialmente ao estoicismo.
“Ao darmos um passeio (caminhada) fora de casa, nutrimos a mente pelo ar fresco e pela respiração profunda.” (Séneca) (Tranquilidade da Mente - 17.8)
Vemos aqui a importância da Respiração Profunda (sobretudo Fora de Casa) para nutrir a Mente, referida por Séneca.
A Respiração influencia decisivamente não só a nutrição física do corpo, mediante a captação do Oxigénio, mas também a captação de Energia subtil e ainda o Estado Mental.
Por exemplo, uma Respiração Profunda induz calma, serenidade de espírito, tranquilidade.
Por sua vez, tal tranquilidade induz a uma maior clareza mental, o que leva a uma maior capacidade de percepção, inteligência intelectual, transcendental, paranormal ou espiritual.
“Ideias valiosas se obtêm dando um passeio (caminhada ao ar livre).”
“Não somos como aqueles que chegam a formar pensamentos senão por meio dos livros - o meu hábito é pensar ao ar livre, andando, saltando, escalando, dançando…“
(Nietzsche)
Como vemos, também Nietzsche (1844 - 1900), filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano (império alemão) se refere à importância de fazer uma caminhada fora de casa e mesmo saltar, escalar, dançar, enfim movimentar o corpo de forma livre e graciosa, para conseguir idéias valiosas.
QI GONG
Gerir a Energia
O Qi Gong é uma forma de Exercício corporal global, envolvendo Corpo e Mente, além do Controlo Emocional. Portanto abrange a nossa totalidade, é inteiro, integral:
1. Trabalha o corpo físico, com movimentos nos Exercícios dinâmicos e posturas estáticas nos Exercícios estáticos. Tais Exercícios estão ainda concebidos para trabalharem a parte energética do organismo (Zonas, Meridianos e Pontos de Acupunctura) por onde flui o Qi (Energia Vital);
2. Trabalha o nosso Autocontrole Emocional, pois procuramos sorrir discretamente, a partir de dentro do Coração, eliminando assim eventuais estados de tristeza, raiva ou qualquer outra emoção negativa ou prejudicial;
3. Trabalha a nossa Mente e Atitude Mental, pois acompanhamos esses mesmos movimentos ou postura estática com a atenção da Mente, colocando intenção e foco mental no que estamos a fazer ou praticar, como num estado de Meditação.
Simultaneamente procuramos esvaziar a Mente (do seu aspecto intelectual) passando para um estado superior transcendental (estado de Meditação), mesmo quando estamos a movimentar o corpo.
Este é o estilo de Qi Gong que pratico e ensino às pessoas realmente interessadas em melhorar a sua Saúde, a sua Energia, a sua Vida.
TAIJI QUAN
Kung Fu + Qi Gong
O Taiji Quan é uma Arte Marcial chinesa, desenvolvida supostamente pelo monge taoista Zhang San Feng no Séc. XIII. Este Monge aprendeu Kung Fu com monges de Shaolin e depois foi para Wudang refinar a sua técnica e buscar elevação espiritual.
Daí resultou ter desenvolvido um novo Método de Arte Marcial, que integra na mesma Arte o Kung Fu (Arte Marcial) e o Qi Gong (Arte de Gerir a Energia Vital, para a Saúde) e que ficou conhecido como Taiji Quan.
O Taiji Quan é conhecido como Meditação em Movimento.
É baseado nos Princípios das Leis da Natureza, observados e sistematizados a partir da Cultura e da Sabedoria Chinesa, em particular do Taoísmo de Lao Tse:
- Yin-Yang e suas Leis
- 5 Elementos (chineses) e suas Leis
- Ba Gua (8 Trigramas) e suas Leis
- Yi Jing (O Livro das Mutações) (O Livro da Adivinhação Chinesa)
- Dao De Jing (Tao te King) (O Livro do Caminho e da Virtude), Lao Tse
RITMOPRÁTICA
Este é um Método de Exercício desenvolvido pelo Prof. Tomio Kikuchi (1926 - 2020).
É um sistema constituído por diferentes tipos de Exercícios, que são executados com um determinado número de repetições, mas sempre com o corpo totalmente relaxado, sem fazer força.
Há o cuidado, ao executar cada Exercício, de usar o corpo inteiro, de uma maneira o mais global possível. E também o cuidado de tornar cada movimento repetido cada vez mais amplo.
E prestando o máximo de atenção às sensações do corpo, à intenção do que estamos praticando, procurando esvaziar a mente de distracções ou pensamentos alheios ao que estamos a fazer nesse momento.
Este é também um tipo de Exercício muito útil, simples e eficaz, que pratico e ensino aos meus pacientes para recuperarem mais rapidamente de Doenças da Coluna ou outras e ensino para os meus alunos.
Este Artigo foi-lhe útil? Gostou?
1. Irei realizar brevemente uma importante Formação Online Via Zoom
Já nos dias 12 e 13 Dezembro 2020 + Sessão Individual
(Sessão Individual em Data a combinar individualmente) sobre:
Exercício e Vitalidade
Qi Gong e Ritmoprática:
https://www.facebook.com/events/1047988865624001/
NOTA
Se tem interesse, inscreva-se quanto antes,
pois a Formação está ainda a 67€. Aproveite agora.
A partir do 1.º Dia da Formação (12 Dezembro 2020) ficará a 97€.
Inscrições e mais Informações:
Telemóvel: (00 351) 919915438
Link Mensagem: https://m.me/naturmedmedicinasnaturais
Para efectuar Pagamento:
A) Por MBWay: envie para o nosso Telemóvel (Portugal): 919915438
B) Para outros Métodos de Pagamento, por favor entre em Contacto
para os nossos Contactos acima mencionados.
2. Se tem interesse por Saúde ou Medicina Natural
e quer ter Acesso Privilegiado às minhas Publicações e Formações
Tais como Artigos, Vídeos, Lives e Formações diversas:
Solicite Adesão (Grátis) a:
Grupo Privado Facebook “Comunidade NaturMed - Saúde e Medicinas Naturais”:
https://www.facebook.com/groups/491736961688847/
Nota
Ao Solicitar Adesão, por favor tenha o cuidado de:
Responder à Pergunta sobre o Motivo do Pedido de Adesão
(Condição indispensável para concedermos a respectiva Admissão ao Grupo).
Deixe um comentário
Faça login para postar comentários