Neste Vídeo apresento a importância da FINALIZAÇÃO, versus INICIAÇÃO. Falo sobre a importância de preparar as RAÍZES,...
ESTRATÉGIA 2021 E SEMPRE ESTAR PRESENTE, AGIR NO PRESENTE EM FUNÇÃO DO PASSADO, PRESENTE E FUTURO. FINALIZAÇÃO E INICIAÇÃO
Muito se fala e se deseja “Bom Ano Novo!”, Feliz Ano Novo!”
e “Boas entradas!” Mas não é comum ouvir-se desejar “Feliz Finalização do Ano em curso!” ou “Feliz Saldo Positivo do Ano que está prestes a findar!”
Contudo, PRINCIPAL é FINALIZAÇÃO (nunca é Iniciação).
Mesmo quando se recomenda fazer as tarefas principais do dia até às 11.00H da manhã ou até ao fim da manhã, não é porque a manhã seja o Principal e sim porque se assume como Principal TERMINAR tal tarefa nesse dia. E, portanto, quanto mais cedo terminar, mais garantido fica TERMINAR nesse dia! Se falhar a manhã ainda tem a tarde para terminar no mesmo dia. Ao passo que se fizer de tarde ou à noite, se falhar, já passa para o dia seguinte.
Há tempos, numa Associação a que pertenço, a Direcção cancelou a última Reunião Online Via Zoom que íamos ter ainda em 2020 e adiou para depois do início de 2021.
Desconheço as razões de tal adiamento, mas em princípio, foi uma péssima atitude, em termos de estratégia, pois ficamos sem “Finalizar” o Ano em curso e Finalizar é Principal.
Há dias atrás um Colega de um Grupo a que pertenço sugeriu fazermos uma Reunião Online via Zoom no dia 30 Dezembro 2020, para “terminarmos o Ano em alta e assim podermos iniciar o Ano Novo também em alta”, segundo as palavras dele. Tal ideia foi excelente. E de certeza vai produzir resultados excelentes para o próprio, para a Instituição a que estamos ligados e para todos os Membros que participem dessa Reunião.
Aliás já começou a dar frutos, pois um dos líderes da Instituição já se ofereceu para dispensar o Zoom e respectivo Link. E certamente vai desenvolver amizade e espírito de corpo, como uma Comunidade, entre todos os Membros, para além da aprendizagem que cada um poderá obter de cada um dos participantes intervenientes nessa Reunião.
PASSADO, PRESENTE E FUTURO
Muito se fala em estabelecer Metas e Objectivos ou em perseguir Sonhos, sobretudo entre Empreendedores e Conselheiros como Coachs e outros.
Mas outros enfatizam a importância do Presente e inclusive chamam à atenção de que a única coisa que existe em cada momento é o presente, pois o passado já passou e o futuro ainda está para vir.
E há ainda os saudosistas do passado, que sentem saudades do passado, que detestam o presente e que não desistem de refugiar-se na tradição ou do que ainda resta em que podem agarrar-se a coisas do passado.
Então, em que ficamos? Quem tem razão? O que é mais útil?
A atitude mais adequada é a de, com base nas premissas do Passado (interno - pessoal - e externo - das outras pessoas e condições externas do ambiente e Universo) e do Presente (também interno e externo), estabelecermos os nossos Sonhos, Objectivos e Metas para o Futuro. E partindo desses nossos Sonhos e projecções para o Futuro, há que aproveitar conscientemente e ao máximo cada momento Presente.
Pois se ficarmos emocionalmente, sentimentalmente ou mesmo mentalmente agarrados ao passado, desperdiçaremos cada instante Presente superpreciosíssimo.
E se ficarmos somente sonhando sem agir no presente e em cada momento (ou hora, dia, semana, mês, ano) do processo até ao Sonho futuro, vamos assim desviando-nos desse Sonho em direcção ou em intensidade ou velocidade, fazendo com que nos afastemos cada vez mais, em vez de nos aproximarmos cada vez mais desse Sonho.
Por outro lado, se ficarmos somente focados no Presente, tal como é tão falado, recomendado e badalado acerca da Meditação ou do Zen, mas sem nos ligarmos simultaneamente ao nosso Passado e ao Passado em geral, assim como sem sermos capazes de visualizar ou perceber o Futuro (nosso e do Universo em que vivemos), dessa forma acabamos ficando fora da realidade, que é o contrário do que se pretende atingir com a Meditação - o Nirvana ou Satori ou Iluminação ou Percepção Suprema!
CONCLUSÃO
Precisamos integrar simultaneamente e sabiamente o Passado e o Futuro no Presente, estando bem presentes em cada presente, sem dormirmos enquanto acordados, com muita atenção a tudo e com percepção se possível transcendental e global, não apenas mecânica, não apenas sensorial, não apenas intelectual ou racional, mas global e transcendental.
ESTRATÉGIA
Precisamos de Estratégia para viver, para sobreviver e para viver bem ou usufruir de uma vida de excelência. De contrário, teremos uma vida breve, curta, miserável e custosa.
Fazendo as coisas apenas por impulso momentâneo, sem relacionarmos com o passado nem com o futuro que pretendemos, estaremos desperdiçando a nossa vida em tempo e energia, dinheiro e outros recursos.
Pois as coisas valiosas ou que valem a pena, devem ser preparadas, alimentadas e tratadas e cuidadas durante geralmente longo tempo. Por exemplo, a obra prima que é um ser humano, quantos biliões de anos de evolução comporta? Se um homem recorre a uma prostituta para satisfazer seus desejos momentâneos, depressa e logo a seguir ao acto sexual fica desligado e sem qualquer apoio dessa mulher.
Mas se pretende ter uma esposa que lhe proporcione, além da satisfação sexual, também carinho, atenção, apoio, conselhos, então ele terá de despender muito do seu tempo e energia a construir e alimentar essa relação. Daí a importância de termos sempre ideias claras sobre os nossos Sonhos e Objectivos para o que queremos para o nosso Futuro (Imediato, a médio prazo e a longo prazo). A fim de não desperdiçarmos inutilmente nosso tempo, saúde e outros recursos rapidamente e sem obtermos o que pretendemos de mais valioso.
E para desenvolvermos Estratégia precisamos conhecer as Experiências e os Dados do Passado, precisamos conhecer o Presente nas suas diversas formas e precisamos ser capazes de “adivinhar” ou “ver” ou Visualizar as possibilidades futuras e o que queremos construir ou obter para o nosso Futuro.
Assim, para obtermos a nossa melhor Saúde (para nos garantir Vitalidade, Resistência e Lucidez Mental) a fim de sermos capazes de realizar os nossos Sonhos com o nosso Potencial, precisamos estudar, compreender e treinar sobre Saúde, antes de ficarmos doentes.
Para ficarmos imunes a infecções (inclusive Covid-19 e outras) e a outras doenças, acima de tudo, precisamos desenvolver a nossa Imunidade natural, espontânea, habilmente e inteligentemente treinada com hábitos diários, aprendendo basicamente a:
1. Respirar (inspirar e expirar);
2. Comer e Beber (incluindo assimilar e evacuar, urinar, suar);
3. Movimentar-se (Exercício corporal);
4. Sentir (fisicamente, como dores ou prazer);
5. Sentir emocionalmente (Emoções e Sentimentos);
6. Pensar (Intelecto, Razão, Entendimento, Compreensão);
7. Perceber Instintivamente e Intuitivamente (instantaneamente, automaticamente, espontaneamente).
Complementarmente, poderá ser útil ou necessário recorrer à Medicina Natural, tal como à Medicina Tradicional Chinesa. Mas o Principal é a Independência do Doente. E para isso é indispensável a Elucidação ou Esclarecimento e Educação do Doente, sobretudo Auto-Educação.
Não adianta fazer apenas ou apregoar apenas “Tratamento precoce” duma doença, como alguns apregoam, hoje em dia em relação a “Covid-19”. Isso a que chamam “Tratamento precoce”, não é “Tratamento precoce” de verdade, é sim “Tratamento na fase inicial da Doença” - o que tem um significado totalmente diferente. Pois a palavra “precoce” pode ter um sentido de “antes do tempo”, como no caso de “puberdade precoce”, por exemplo.
Assim como chamar “Medicina Preventiva” a Exames Periódicos complementares de Diagnóstico (Raios X, etc.) ou a Vacinas, na realidade também não se trata de “Prevenção no verdadeiro sentido da palavra. Antes pelo contrário, pode tratar-se de “Diagnóstico tardio” (no caso dos Exames Complementares de Diagnóstico), na medida em que se detecta a Doença quando ela já está instalada.
Uma Verdadeira Medicina Preventiva consegue-se através de Educação das Pessoas ou Cidadãos em geral (ou Doentes) para a Autonomia, para desenvolverem Hábitos Saudáveis livremente e Independentemente e sem ficarem escravos de Profissinais de Sintomas e de tornarem o Doente Dependente de Drogas ou sem ficarem escravos de Instituições Estatais.
Também através da Medicina Natural ou através da Medicina Tradicional Chinesa, observando o Doente (cara, pulso, atitudes, voz, comportamento, etc.) podemos prever as Doenças futuras ou a Saúde futura se a pessoa em causa persistir nos mesmos Hábitos.
Isso sim, é Prevenção (Previsão) na verdadeira acepção da palavra, porque estamos a prever antes mesmo de a pessoa sentir quaisquer sintomas. E não estamos a fazer
Exames invasivos nem caros nem custosos ou dolorosos.
Mas se a Doença já está instalada, então mais que nunca o Doente deve ser chamado à razão, deve tomar consciência da sua própria responsabilidade pela sua própria Saúde e não ser considerado um “coitadinho” ou uma “vítima” do acaso, pois o “acaso” é coisa que não existe, a não ser na nossa imaginação.
Pois tudo que existe, só existe se tiver condições para existir. E essas condições terão de ser alimentadas e conservadas ao longo do tempo, por vezes de uma vida inteira cometendo erros capazes de gerar doença, por exemplo, quando não várias vidas ao longo de sucessivas gerações.
Se o Doente não assumir a sua própria responsabilidade, será mais um candidato a escravo do Sistema enganoso, o que deve evitar-se.
IMPORTANTE
Para APRENDER sobre Saúde com máximo de Independência,
pode inscrever-se na FORMAÇÃO ONLINE Via ZOOM
que irei realizar já nos próximos Dias 16 e 17 Janeiro 2021:
FORMAÇÃO: MEDICINA ORIENTAL EM CASA
TRATAMENTOS PARA DOENÇAS ESPECÍFICAS
COMPRESSAS, MOXABUSTÃO, CHÁS MEDICINAIS
https://www.facebook.com/events/303009004384088/
NOTA
Se tem interesse por SAÚDE ou MEDICINA NATURAL e
quer ter Acesso Privilegiado às minhas Publicações e Formações
tais como Artigos, Vídeos, Lives e Formações diversas:
Em caso afirmativo, livremente, solicite Adesão (Grátis)
ao nosso GRUPO PRIVADO FACEBOOK:
“Comunidade NaturMed - Saúde e Medicinas Naturais”:
https://www.facebook.com/groups/491736961688847/
Observação Importante
Ao Solicitar Adesão, por favor tenha o cuidado de:
Responder à Pergunta sobre o Motivo do Pedido de Adesão
(Condição indispensável para Admissão ao Grupo).
Por uma Vida Sã
Ao nível Individual, Familiar e Mundial.
Deixe um comentário
Faça login para postar comentários