Neste Vídeo apresento a importância da FINALIZAÇÃO, versus INICIAÇÃO. Falo sobre a importância de preparar as RAÍZES,...
ESTÔMAGO E DIGESTÃO ALIMENTAÇÃO E ENERGIA - FORÇA, PODER E LONGEVIDADE
No âmbito da Medicina Tradicional Chinesa, há quem defenda que o bom estado de funcionamento do Qi do Estômago/Baço-Pâncreas é a génese fundamental para uma boa Saúde em geral de todos os outros Órgãos e Sistemas do nosso corpo.
Em Medicina Tradicional Chinesa:
"O Sangue é a morada do Espírito”
E esse Sangue é produzido precisamente em grande parte a partir dos alimentos que ingerimos e que depois de digeridos e assimilados são transformados em Sangue.
Isto é muito claro:
Determinados alimentos tornar-nos-ão fracos e outros fortes, alguns tornar-nos-ão tristes e outros contentes (basta lembrar o vinho ou as bebidas alcoólicas), uns tornar-nos-ão estúpidos e outros tornar-nos-ão inteligentes, uns dar-nos-ão falta de vontade de sexo ou incapacidade sexual, enquanto outros acenderão em nós um desejo impetuoso por sexo com manifestações de virilidade masculina ou de fogosidade sexual feminina, com forte libido ou apetite e competência sexual, uns tornar-nos-ão com a mente turva, obnibulada ou distraída enquanto outros nos darão capacidade de atenção, de perspicácia, de clareza mental, de lucidez.
Cada pessoa pode comprovar isto facilmente por si própria, em qualquer lugar e em qualquer momento da sua vida, desde o nascimento até à morte.
COMIDA É SAGRADA. ALIMENTAÇÃO É SAGRADA. CADA REFEIÇÃO É UM ACTO SAGRADO.
Pois que o Alimento se transformará não somente em Sangue e em Células Físicas mas também em Mente e Espírito - Emoções, Pensamentos, Percepções Extra-Sensoriais. Logo, há que prestar toda a atenção devida ao que ingerimos a cada momento e à maneira como o fazemos.
"Diz-me o que comes, dir-te-ei quem és"
(Ditado Popular)
"Que o teu Alimento seja o teu Medicamento"
(Hipócrates - "Pai" da Medicina Ocidental Clássica)
Além da função mecânica e química do Estômago em decompor os alimentos (já previamente mastigados e ensalivados na Boca) e de os enviar para baixo, para o Duodeno e Intestino Delgado, para serem absorvidos, existe também uma função energética importantíssima.
A função energética do Yang do Estômago serve para termos "genica", vitalidade, força, energia e também capacidade de pensar, de sermos inteligentes e de termos poder, não apenas perante nós próprios mas também perante outras pessoas e perante a sociedade em geral, a diversos níveis, com quem nos relacionamos.
Quanto a "Poder" o Châcra Amarelo (Estômago) confere-nos a capacidade de estarmos à vontade para sermos nós próprios, para termos autocontrolo e controlo das situações (sem preocupação ou preocupações desnecessárias ou exageradas), a capacidade de nos sentirmos e de agirmos de uma forma livre, consciente, mas descontraída.
Quimicamente falando, deveremos digerir os Alimentos ao nível do Estômago sem ficarmos com Azia, excesso de Acidez Gástrica ou Refluxo Esofágico, Arrotos, Vómitos, Inflamação da Mucosa Gástrica, Úlcera Gástrica, Cancro do Estômago, etc.
Ao nível químico e mecânico, é muito importante fazermos uma mastigação e ensalivação prévia dos alimentos, antes de os engolirmos.
Para tal, deveremos estar concentrados, focados atentamente na mastigação, embora de forma descontraída e alegre (não preocupados ou zangados, por exemplo) enquanto comemos.
Pois as emoções em geral, embora afectem mais directamente o Coração, também têm um grande efeito sobre o Estômago/Châcra Manipura. Daí que se comermos mal dispostos, isso poderá provocar azia, por exemplo, ou outros transtornos digestivos.
A atitude durante as refeições é extremamente importante, não apenas no aspecto emocional mas também na própria postura física, evitando comer de pé, para ficar comendo mais tranquilamente. Por outro lado, para além da escolha dos Alimentos e tipo de Comida preparada, há que mastigar bem, normalmente 80 vezes ou mais, cada bocado levado à boca.
Tal facilitará o trabalho e desempenho do Estômago, além de produzir mais Saliva (alcalina) facilitando o trabalho do Ácido Clorídrico do Estômago (ácido) em segurança e eficiência, sem danificar o Estômago. A Saliva contém Enzimas como a Mucina e o Colagénio, as quais protegem as paredes do Estômago para não serem destruídas pelo potententíssimo Ácido Clorídrico segregado pelo Estômago. A Mucina é segregada pelas 3 glândulas Salivares. Por isso há que mastigar muito bem e conscientemente todo e qualquer alimento, inclusive os líquidos.
"Mastigar os líquidos e beber os sólidos"
(Mahatma Gandhi)
É importante alimentarmo-nos de forma correcta, com alimentos adequados e devidamente preparados, tomando as refeições calmamente e alegremente. Sem excessos.
Assim teremos um Sangue de qualidade e por consequência um melhor espírito e vitalidade.
Manuel Moreira
Especialista de Medicina Tradicional Chinesa
Consultas na Cidade do Porto de Segunda a Sábado
Para ter acesso a mais Conteúdo e Formações sobre Medicina Tradicional Chinesa, Medicinas Naturais e Cura Corpo Espelho, solicite Adesão à nossa Comunidade:
Deixe um comentário
Faça login para postar comentários