Neste Vídeo apresento a importância da FINALIZAÇÃO, versus INICIAÇÃO. Falo sobre a importância de preparar as RAÍZES,...
FORTALECER O CORAÇÃO, CURAR ANSIEDADE, PÂNICO E MUITO MAIS
Cada Órgão tem o seu lugar, função e importância especial.
Contudo, o Coração é um Órgão tão especial que
na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é chamado de “Imperador”!
Por vários motivos:
1. O Coração está interligado e interliga todos os Órgãos (indirectamente)
através da distribuição de Sangue para todo o corpo.
2. O Coração é o Centro das Emoções, pois embora tenha as suas Emoções próprias (Ansiedade como negativa e Alegria como positiva), distintas das Emoções de cada Órgão,
ele, mais do que qualquer outro Órgão, é o mais afectado por qualquer Emoção,
venha ela donde vier (Medo vindo dos Rins, Tristeza vinda dos Pulmões, etc.).
3. O Coração Mental ou Espiritual (Entidade Psíquica ou Mental relacionada com o Coração físico), designada “Shen” em MTC, é a nossa“Consciência” no sentido mais profundo e mais abrangente. Pois o Shen recolhe as informações vindas de todos os Órgãos e de todo o corpo e a partir disso faz uma Escolha sobre o que deve ser feito e toma uma Decisão, como sendo a “Última Palavra”. Daí ser considerado o “Imperador”.
4. O Coração é imparável, desde que se forma no nosso corpo até que morremos.
Não pára para “descansar” ou para “dormir”. Ele vela por nós, trabalha “incansavelmente” por nós, ininterruptamente, para que possamos ter uma vida satisfatória, feliz e brilhante, desde antes do nascimento até à morte! Ele dá sempre o seu melhor! Ele é o Órgão Solidário por excelência, é o congregador de todos os Órgãos para um fim comum.
5. O Coração é a sede dos Sentimentos, em particular do Amor e Amizade.
É a sede e o eixo que determina a nossa qualidade, quantidade e profundidade de todos os nossos relacionamentos interpessoais e mesmo com a Natureza e o Cosmos, onde o Amor em sentido amplo é uma palavra chave, tal como o Imperador é o elo de união de todas as pessoas sob o seu domínio.
CONVÉM AO CORAÇÃO
O Coração gosta ou é beneficiado por:
- Temperatura, ambiente ou clima não demasiado quente (pois já é muito Yang, sempre em movimento, sempre a bater).
- Sabor amargo.
- Algo um pouco salgado.
- Relacionamentos próximos, com certa intimidade de sentimento de amizade ou amor, diálogo, comunicação, actividades em comum, sexo, etc.
- Exercício moderado, como Qi Gong ou Ritmoprática, etc.
NÃO CONVÉM AO CORAÇÃO
O Coração não gosta ou é prejudicado por:
- Temperatura, ambiente ou clima demasiado quente.
- Alimentos demasiado Yin, demasiado ricos em potássio (como as frutas e sumos de frutas), demasiado doces (como açúcar refinado e doçaria convencional em geral), demasiado gordurosos (como lacticínios e carnes gordas).
- Falta de relacionamentos ou de comunicação, isolamento, vida sem partilha de actividades com outras pessoas ou com outros seres ou mesmo falta de contacto e de interacção com a Natureza.
- Falta de Exercício ou de movimentação corporal.
- Falta de desafios.
- Falta de entusiasmo.
O PARADOXO DO CORAÇÃO
1. O Coração, sob o ponto de vista dos 5 Elementos, corresponde ao Elemento Fogo.
Nesse sentido, é o máximo de Yang,
comparativamente aos Rins, Fígado, Baço-Pâncreas e Pulmões.
2. Sob o Ponto de vista dos 6 Meridianos, pertence ao Shao Yin (Yin mínimo)
(Coração e Rins), portanto perto da transição entre Yin e Yang.
3. Sob o ponto de vista da Ternariedade universal, aplicada ao corpo humano,
corresponde ao intermédio entre Yin e Yang, isto é, ao Rang, que pode ser representado simbolicamente pelo Estado Líquido (relativamente ao Sólido e Gasoso) e fisiologicamente pelo Coração e Sistema Circulatório Sanguíneo. E mental e psicologicamente pelo Sentimento (em comparação com Vontade (Yin) e Pensamento (Yang)).
Se contudo pensarmos nos 5 Elementos e no Ciclo de Energia que começa Ascendente (subindo, Yang) em Água e vai subindo até Fogo e depois a partir daí em diante a Energia torna-se Descendente até atingir o Yin máximo em Metal:
Água (Rins/Bexiga) - Madeira (Fígado/Vesícula Biliar) - Fogo (Coração/Intestino Delgado e Ministro do Coração/Triplo Aquecedor) - Terra (Baço-Pâncreas/Estômago) - Metal (Pulmões/Intestino Grosso)
Então podemos imaginar como um arco de uma sinusóide que tem o Yin máximo em baixo no início (como no início da nossa vida ou no Inverno) (Água), sobe até ao Yang máximo (apogeu ou clímax) (como na idade adulta do casamento e reprodução sexual ou no Verão) (Fogo - Coração) e depois desce até ao Yin máximo, como no momento da morte ou do Outono (Colheitas ou Resultados) (Metal).
E visto desta maneira compreendem-se simultaneamente as qualidades de Yang máximo, porém e simultaneamente também de posição intermédia entre a subida e a descida, no pico da curva, assumindo o momento ou qualidade intermédia entre o mínimo de Yin no início da subida e o mínimo de Yin no fim da descida.
SÍNDROME DE MORTE SÚBITA
Este é um Síndrome cada vez mais frequente hoje em dia e está directamente ligado ao estado do Coração, ocorrendo por paragem cardíaca, geralmente inesperada.
No início das investigações deste problema de Saúde, foram efectuadas biópsias em doentes que morreram dessa forma e no entanto não foram encontradas alterações anatómicas no Coração.
Outros estudos foram sendo desenvolvidos posteriormente.
Um estudo muito interessante foi feito com 2 Grupos de pessoas em que à partida se considerou a possibilidade de ocorrência de Síndrome de Morte Súbita:
A) Um desses Grupos era constituído por emigrantes italianos nos Estados Unidos da América do Norte, que vivia na forma tradicional italiana de clãs e alimentava-se de comida tipicamente italiana, com muitos lacticínios, como queijo, manteiga, etc.
Pelas “contas” dos investigadores (da Medicina convencional) essas pessoas estariam muito doentes e sujeitas a contraírem doenças cardíacas por excesso de gorduras na dieta e consequente excesso de colesterol no sangue.
E portanto esperava-se que ocorressem mortes por Síndrome de Morte Súbita.
Mas tal nunca aconteceu, durante esse estudo.
B) O outro Grupo (para comparação) era constituído por emigrantes asiáticos no Leste asiático. essas pessoas comiam a comida habitual e popular da região, incluindo arroz branco (refinado), vegetais, algum peixe, etc.
Mas esses emigrantes viviam alojados em camaratas, dormindo em beliches.
A alimentação não era adequada (arroz branco, etc.), mas no entanto não cometiam muitos excessos.
Contudo, ocorreram mortes nesse Grupo, por Síndrome de Morte Súbita!
Depois de efectuados vários estudos sobre este caso, os investigadores concluíram que no caso de não faltarem Vitaminas do Complexo B as pessoas não morreriam de Síndrome de Morte Súbita.
Contudo, à margem desse estudo podemos concluir 2 dados e conclusões muito importantes e muito interessantes:
1. O Arroz Integral tem essas Vitaminas do Complexo B em abundância.
Por isso, ninguém necessita de comprar nem tomar “suplementos” com tais Vitaminas.
Basta comer diariamente Arroz Integral. Simples, económico e eficaz!
2. Os relacionamentos interpessoais fortalecem o Coração (incuindo desentendimentos ou zangas, desde que se prossiga na resolução dos conflitos). Isso inclusive pode contrabalançar eventuais erros alimentares ou outros.
Por isso, as dificuldades nos fortalecem, desde que saibamos usar o nosso Coração e Inteligência e sejamos activos e actuantes na resolução dos problemas.
CORAÇÃO E CORAGEM
A palavra “coragem” vem do latim e significa etimologicamente “agir com o Coração”.
Nesse sentido, “ter coragem” é agir com o entusiasmo próprio de um Coração aberto para a acção, ou até mesmo com paixão, ultrapassando se necessário, medos, dúvidas, hesitações, com determinação e autoconfiança.
Por outro lado, tradicionalmente na China, diz-se que uma pessoa “corajosa” é uma pessoa com uma forte Vesícula Biliar, pois quando esta víscera está com uma forte energia, a pessoa torna-se “decidida” ou com grande capacidade de decisão ou de tomar decisões. Não fica acanhada. Decide e despacha-se!
Curiosamente, embora à primeira vista possam parecer contraditórias estas duas versões sobre o que é “Coragem” ou qual a sua origem, o certo é que a Vesícula Biliar é um víscera, isto é um “órgão” Yang, portanto poderá induzir à acção.
Nesse sentido, o Fígado (seu oposto complementar) é responsável pela nossa capacidade de planeamento, estratégia, organização (Yin, início).
Fígado é o General do nosso corpo e personalidade.
A Vesícula Biliar completa esse trabalho ou capacidade do Fígado,
assumindo as decisões de levar os projectos em frente para concretização.
Daí a Coragem (de pôr em prática).
Ora o Fígado/Vesícula Biliar pertencem ao Elemento Madeira.
E o Coração/Intestino Delgado pertencem ao Elemento Fogo.
Ora Madeira é mãe de Fogo, portanto alimenta o Fogo.
Conclusão:
Quando a Energia da Madeira é forte (neste caso a Energia da Vesícula Biliar),
também a Energia do Fogo (neste caso a Energia do Coração) sairá reforçada.
E portanto a uma “Forte Vesícula Biliar” irá corresponder também um “Forte Coração”
e por tabela uma “Grande Coragem”.
CORAÇÃO E EMOÇÕES
O Coração é como vimos o centro de todas as emoções.
Contudo, tem também emoções próprias:
- Alegria é a emoção Yang e positiva (benéfica),
se não for exagerada nem a despropósito.
- Ansiedade é a emoção Yin e negativa (prejudicial),
sobretudo se for frequente, recorrente ou ao mais pequeno desafio ou dificuldade, sobretudo se relacionada com dificuldades de relacionamentos interpessoais.
- Pânico é uma emoção resultante de um susto tremendo ou de medo extremo, susto ou medo extremo esse que afectará profundamente o Coração, embora
medos mais pequenos ou comuns afectem principalmente os Rins ou Energia dos Rins.
CORAÇÃO
ALIMENTOS
Exemplos:
- Arroz Integral é excelente para o Coração, como vimos acima.
- Trigo tonifica a Energia do Coração. Indicado para doenças cardíacas, palpitações, histeria e insónia causada por perturbações cardíacas.
- Chicória e outros alimentos amargos.
- Longans. Indicados para insónia do tipo cardíaco, fraqueza de memória, palpitações, ansiedade, nervosismo.
- Sementes de lótus. Tonificam o Coração e os Rins (Shao Yin). Fortalecem internamente o organismo, aumentando a Energia (Qi), elevam o ânimo ou estado de espírito e contribuem para a prevenção e cura de inúmeras doenças.
O consumo regular das sementes de lótus fará a pessoa sentir-se leve e ágil, reprimem a fome e retardam o envelhecimento, contribuindo para aumentar a longevidade.
CORAÇÃO
CONDIMENTOS
- Sal marinho integral. Tonifica o Coração. Usar a quantidade adequada, não em demasia.
- Shoyu (molho de soja). Como tempero na panela ou como ingrediente em tónicos alimentares para o Coração, etc.
CORAÇÃO
TÓNICOS ALIMENTARES
MACROBIÓTICA E AUTO-EDUCAÇÃO VITALÍCIA
Exemplos:
- Ranshio (Lan Sho) (Ovo com molho de soja)
Quebre 1 ovo (fecundado e biológico) cru bem ao meio. Encha uma metade da casca com shoyu (molho de soja) e misture à clara e à gema, após ter retirado o “cordão” do ovo. Tome devagar, ensalivando bem. Tomar 1 vez por dia, durante no máximo 10 dias seguidos, se os sintomas persistirem.
Indicado para Coração Yin, com problema ou doença Yin (fraqueza, frouxidão, falta de Energia), como palpitações, Coração dilatado, pulsação fraca, débil ou lenta (bradicardia) (menos de 65 Pulsações por minuto), anemia, etc.
Nota
Contra-indicado se a condição do Coração for Yang (tensão, hipertensão, taquicardia).
Portanto é necessário ter cuidado com o diagnóstico.
- Óleo de Ovo
Feito fritando gemas de ovos biológicos até carbonizarem, soltando-se o tal óleo das gemas carbonizadas.
Indicações:
Tal como o ovo com o molho de soja,
também este tónico é indicado para casos de doença Yin do Coração, isto é, para Coração enfraquecido, com por exemplo, fortes palpitações, falta de pulsação ou muito fraca, etc.
Posologia:
Para casos mais graves, tomar 10 a 20 gotas 1 a 3 vezes ao dia, depois das refeições.
Esta posologia poderá ser aumentada ou diminuída, consoante o caso e a pessoa.
- Chá de 3 anos (Bancha ou Kukicha) com Shoyu (Molho de soja), ao qual se pode adicionar ainda Umeboshi (picle de ameixa japonesa salgada) ou ainda além disso também sumo de gengibre fresco, ficando sucessivamente mais forte.
Indicado para Coração dilatado ou fraco, pulsação fraca ou lenta ou pessoas numa condição muito Yin ou muito enfraquecidas. São portanto tónicos Yang.
CORAÇÃO
FITOTERAPIA OCIDENTAL
Exemplos:
- Espinheiro Alvar (Crataegus oxyacantha) (folhas e ramos). É tónico cardíaco não hipertensor. Pelo contrário, além de fortalecer o Coração, ajuda a baixar a tensão arterial se estiver elevada. É calmante, indicado em casos de angústia, insónia e Défice de Yin (calores da menopausa, etc.).
- Visco Branco (Viscum album) (casca ou folhas e ramos). É um hipotensor de efeitos seguros, indicado em casos de arteriosclerose ou hipertensão arterial, etc.
- Erva-cidreira (Melissa officinalis). Indicada para palpitações, ansiedade, etc.
PONTOS DE
ACUPUNCTURA, MOXABUSTÃO
DO-IN OU MASSAGEM SHIATSU
Exemplos:
- B15 Xinshu (relacionado com Coração)
- B17 Geshu (relacionado com Diafragma)
- B23 Shenshu (relacionado com Rins)
- MC6 (CS6) Neiguan (acalma e fortalece o Coração,
indicado em todas as doenças mentais))
- E36 Zusanli (fortalece a pessoa, ponto da Longevidade)
FITOTERAPIA TRADICIONAL CHINESA
Exemplos:
- Cardiotonic Form (Tian Wang Bu Xin Wan)
Tonifica o Coração, acalma a Mente, nutre o Yin e o Sangue.
Indicações:
Muito indicado para abstinência de tranquilizantes, sedativos e soníferos químicos,
problemas cardíacos, ansiedade, insónia, sono inquieto, acordar frequentemente durante o sono, sonhos excessivos e intensos, palpitações, taquicardia, colapso nervoso, hipertensão, hipertiroidismo, instabilidade emocional, distúrbios mentais, esquizofrenia, etc.
- Restful Form (Yang Xue An Shen Pian)
Nutre o Coração e acalma a Mente, reforça o Qi (Energia), Tonifica o Sangue e o Yin.
Indicações:
Ansiedade, nervosismo, insónias, sonhos abundantes, estados depressivos, falta de memória, arritmia, miocardite viral, palpitações, desmaios, etc.
- Nourish the Soul (Nutrir a Alma)
Défice de Yin do Fígado, dos Rins e do Coração, Calor do Coração devido a Défice de Yin, Mente (Shen) e Alma Etérea (Hun) desenraizadas.
Indicações:
Insónia, ansiedade, nervosismo mental, agitação, excitação, transpiração nocturna, tonturas, zumbidos, boca seca à noite, palpitações, acordar durante a noite com desejos de beber pequenos goles de água, etc.
Palavra-chave (padrão mental-emocional): “Regressar a casa”.
- Open the Heart (Abrir o Coração)
Estagnação do Qi dos Pulmões e do Coração no peito.
Indicações:
Sensação de opressão no peito e epigástrio, ligeira dificuldade em respirar, suspiros, ansiedade, tristeza, depressão, irritabilidade, tez pálida, ligeira dor no peito, sensação de nó na garganta.
EXERCÍCIOS
DE QI GONG
Exemplo:
- Exercício de Afastar as Águas.
EXERCÍCIOS
DE RITMOPRÁTICA
Exemplo:
- Exercício de Sacudimento.
IMPORTANTE
Para falar comigo sobre:
Aquisição de Fórmulas de Fitoterapia, Marcação de Consulta,
Tratamento ou algo mais, por favor contacte-nos para:
Prof. Manuel Moreira
Telemóvel: (00 351) 919915438
Link Mensagem: https://m.me/naturmedmedicinasnaturais
OBSERVAÇÕES
1. Irei realizar brevemente uma importante Formação Online Via Zoom
Já nos dias 12 e 13 Dezembro 2020 + Sessão Individual
(Sessão Individual em Data a combinar individualmente) sobre:
Exercício e Vitalidade
Qi Gong e Ritmoprática:
https://www.facebook.com/events/1047988865624001/
NOTA
Se tem interesse, inscreva-se quanto antes,
pois a Formação está ainda a 67€. Aproveite agora.
A partir do 1.º Dia da Formação (12 Dezembro 2020) ficará a 97€.
Inscrições e mais Informações:
Telemóvel: (00 351) 919915438
Link Mensagem: https://m.me/naturmedmedicinasnaturais
Para efectuar Pagamento:
A) Por MBWay: envie para o nosso Telemóvel (Portugal): 919915438
B) Para outros Métodos de Pagamento, por favor entre em Contacto
para os nossos Contactos acima mencionados.
2. Se tem interesse por Saúde ou Medicina Natural
e quer ter Acesso Privilegiado às minhas Publicações e Formações
Tais como Artigos, Vídeos, Lives e Formações diversas:
Solicite Adesão (Grátis) a:
Grupo Privado Facebook “Comunidade NaturMed - Saúde e Medicinas Naturais”:
https://www.facebook.com/groups/491736961688847/
Nota
Ao Solicitar Adesão, por favor tenha o cuidado de:
Responder à Pergunta sobre o Motivo do Pedido de Adesão
(Condição indispensável para concedermos a respectiva Admissão ao Grupo).
Deixe um comentário
Faça login para postar comentários