Neste Vídeo apresento a importância da FINALIZAÇÃO, versus INICIAÇÃO. Falo sobre a importância de preparar as RAÍZES,...
COLELITÍASE E COLECISTITE - PEDRAS OU INFLAMAÇÃO DA VESÍCULA BILIAR E OUTRAS COMPLICAÇÕES DA VESÍCULA BILIAR
Os Cálculos (Pedras) na Vesícula Biliar surgem quando há um endurecimento da Bílis, por saturação da quantidade (densidade) do seu Colesterol e Pigmentos nela contidos, passando do estado líquido (normal) para o estado sólido (cristalizado) (anormal).
LAMA BILIAR
A Lama Biliar é o estado intermédio (pastoso) entre o estado normal (Bílis líquida) e o estado patológico de Pedras (Cálculos) (sólido, cristalizado). Nesse estado de Lama Biliar a Bílis fica de consistência gelatinosa, muito espessa. Ocorre frequentemente em mulheres grávidas (que não estão saudáveis).
Portanto, quem está com Lama Biliar, se não se tratar adequadamente, está a caminho de brevemente ficar com Cálculos (Pedras) Biliares.
CAUSAS DOS CÁLCULOS DA VESÍCULA
A causa principal dos Cálculos da Vesícula é o consumo excessivo e descontrolado de gorduras animais e de proteínas animais (principalmente de lacticínios, como queijos, manteiga, leite, etc.).
Não é por acaso que dentre as pessoas mais propensas a contraírem Cálculos da Vesícula serem sobretudo:
A) Obesos. Pessoas com muita Gordura no Corpo e no Sangue (Colesterol e Triglicerídeos);
B) Diabéticos. A Diabetes desenvolve-se devido ao consumo indiscriminado e excessivo de lacticínios (leite, queijo, manteiga, etc.), gorduras e açúcares refinados e alimentos refinados (arroz branco, pão branco, farinha branca, doces de açúcar refinado);
C) Doentes com Cirrose Hepática. Doença do Fígado. O Fígado foi sobrecarregado, nestes doentes, a processar excessos de gorduras, doçuras, álcool, venenos e toxinas diversas.
CÓLICAS BILIARES
(DORES NA VESÍCULA BILIAR)
Para comprovar a relação directa entre Gordura e Cálculos Biliares (Pedras da Vesícula):
Não é por acaso que estas Dores fortes do lado direito do abdómen, sob as costelas (localização da Vesícula Biliar), ocorrem geralmente após uma refeição gordurosa. E quanto mais gordurosa for, maior a probabilidade de ocorrer este tipo de Dor.
O Consumo excessivo e errado de Proteínas e Gorduras animais, sem os cuidados necessários, está directamente relacionado com a formação de Pedras na Vesícula.
Estas Dores na Vesícula ocorrem geralmente 1 hora após as refeições, que é o momento em que o alimento proveniente do Estômago, começa a chegar ao Duodeno, onde a Vesícula Biliar descarrega a Bílis.
Depois do alimento dessa refeição já ter passado todo pelo Duodeno, então a pressão dentro da Vesícula Biliar diminui (devido à descarga da Bílis já ocorrida) e então a dor desaparece.
MÚLTIPLOS CÁLCULOS NA VESÍCULA
Alguns doentes têm já não apenas 1 Cálculo mas muitos Cálculos (Pedras) acumuladas.
Quanto maior o número de Cálculos, obviamente maior a probabilidade de ocorrer obstrução da Vesícula Biliar (Colecistite) e respectivos sintomas (Dores, etc.) devido à obstrução (entupimento) de Ducto Biliar (de um Ducto tipo ramo ou do Ducto comum) .
COLECISTITE E COLECISTITE INFECCIOSA
Colecistite é a inflamação da Vesícula Biliar, geralmente após a obstrução (entupimento) persistente por um Cálculo (Pedra).
Apesar de cerca de 10% de Doentes de Colecistite não apresentarem Cálculos Biliares.
E quando a Vesícula Biliar fica obstruída, fica mais susceptível a infecções e inflamações. Pois quando a Bílis fica estagnada dentro da Vesícula Biliar, bactérias do Intestino podem infectá-la, ficando esta então com Colecistite Infecciosa.
Portanto, a Colecistite (Inflamação da Vesícula) é geralmente (em Doentes com Cálculos Biliares), uma complicação derivada de agravamento da Colelitíase (Cálculo ou Cálculos na Vesícula).
Enquanto na Colelitíase as Dores na Vesícula Biliar ocorrem apenas 1 hora após o início das refeições, na Colecistite as Dores são permanentes, dado que neste caso a Vesícula Biliar está permanentemente inflamada. Neste caso, as Dores contínuas estão ainda associadas concomitantemente à ocorrência de Vómitos e possivelmente Febre. Neste caso, essas Dores podem piorar 1 hora após as refeições, mas não desaparecem a seguir.
COLEDOCOLITÍASE
Coledocolitíase é quando um Cálculo (Pedra) da Vesícula Biliar fica preso (estagnado) no Ducto Colédoco (Ducto Biliar comum) por ser de maior tamanho do que o Ducto pelo qual está a passar. Neste caso, o Cálculo aí estagnado tapa o Ducto, impedindo a passagem normal da Bílis para o Duodeno, fazendo a Bílis voltar anormalmente para trás.
ICTERÍCIA E DOENÇAS SUBSEQUENTES
A Icterícia e outras Doenças subsequentes, são o resultado final de um processo (etiologia) patológico de várias Fases:
1. OBSTRUÇÃO DA VESÍCULA BILIAR
Se existe obstrução dentro da Vesícula Biliar mas os Ductos de passagem da Bílis permitem a sua passagem, então a Bílis produzida pelo Fígado vai sendo escoada, apesar de tudo, para o Duodeno.
2. ICTERÍCIA
Nesta fase, se um Cálculo (Pedra) estagna no Ducto Biliar Comum (Colédoco), nem a Bílis acumulada na Vesícula Biliar nem a Bílis produzida no Fígado conseguem passar até ao Duodeno. Então, com esta barreira, a Bílis volta para trás para o Fígado, o que tem como consequência começar a ser absorvida no Sangue, levando à Icterícia, com manifestação de sintomas de coloração amarelada na Pele e nos Olhos, devido à acumulação de Bilirrubina (um Pigmento da Bílis) no Sangue e na Pele.
NOTA
A Icterícia pode no entanto ocorrer noutras Doenças do Fígado, tais como Hepatite ou Cirrose Hepática.
3. COLANGITE
A Colangite é um agravamento da Icterícia, quando além desta ocorre contaminação da Bílis por alguma bactéria do Intestino, formando uma Infecção grave das Vias Biliares.
4. SEPTICEMIA
Se a Colangite não for tratada a tempo e eficientemente, pode evoluir para um estado muitíssimo mais grave de Septicemia (infecção e inflamação generalizada do organismo), a qual tem geralmente uma alta taxa de mortalidade (mais de 50%), sobretudo em doentes com baixa imunidade e, em igualdade de circunstâncias, pior ainda se forem idosos, claro.
5. CURA OU MORTE
Nos casos de Septicemia grave, os Rins e o Fígado podem deixar de funcionar e o Coração ficará mais fraco. Os Pulmões ficarão encharcados de água e o Cérebro ficará a funcionar mal. Com a falência desses Órgãos, pode sobrevir a morte.
Segundo as estatísticas, nos casos tratados com medicina Convencional, em mais de 50% dos casos sobrevém a morte do Doente.
PANCREATITE POR CÁLCULOS BILIARES
Há 3 Tipos de Obstrução por Cálculos Biliares:
1. Obstrução da Vesícula Biliar por Cálculos Biliares (mas não do Ducto Colédoco).
2. Obstrução do Ducto Biliar Comum (Ducto Colédoco) por Cálculo Biliar.
3. Obstrução da Saída do Ducto do Pâncreas no Duodeno por Cálculo Biliar.
Neste caso, tal levará a uma Pancreatite Aguda (Inflamação aguda do Pâncreas).
PEDRAS DA VESÍCULA
(CÁLCULOS DA VESÍCULA)
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Como vimos, os Cálculos da Vesícula Biliar e as suas complicações patológicas estão geralmente claramente relacionadas com o consumo exagerado e descontrolado de gorduras animais, inclusive sem os cuidados de acompanhar comidas gordurosas com acompanhamentos digestivos de gorduras, tais como nabo ralado, sumo de limão, etc.
Se além disso a pessoa não se movimenta, não pratica exercício e ainda por cima consome ainda açúcar branco e outros açúcares químicos industriais, cereais refinados (arroz branco, pão branco, farinha branca, bolos doces com açúcar branco e aditivos químicos, etc.) e bebidas alcoólicas, nesse caso torna-se ainda mais rapidamente candidato a contrair Cálculos Biliares e outras Doenças do Fígado e da Vesícula Biliar, tais como:
Irritabilidade (irascibilidade, zanga, ódio), enxaquecas, doenças dos olhos, doenças musculares (cãibras, tremuras, Doença de Parkinson, etc.), indecisão, vida caótica com falta de visão e de planeamento, falta de direcção na vida, falta de sonhos, de metas, de objectivos etc.
COLECISTECTOMIA
(RETIRADA DA VESÍCULA BILIAR)
Por conseguinte, a opção de fazer cirurgia retirando a Vesícula Biliar, pelo simples facto de a Vesícula Biliar conter Cálculos (Pedras), para quem entenda a etiologia dessa Doença (acima explicada), não faz qualquer sentido, pois está nas “mãos” do doente corrigir as causas para resolver naturalmente e facilmente esse problema.
Se apesar disso, por arrogância ou por simples ignorância optar pela retirada desse “Órgão” (Víscera), ficará automaticamente com a Saúde ainda mais comprometida, com aumento patológico da produção de gases intestinais e com as fezes mais moles, pastosas ou diarreia, sobretudo após a ingestão de alimentos gordurosos.
Por outro lado, com essa atitude de arrogância e desprezo pelo Corpo, Órgãos internos e Sinais amigos de Aviso da Natureza (Sintomas ou Doenças), irá continuando cometendo os mesmos erros, estragando cada vez mais a própria Saúde e vitalidade, provocando e desenvolvendo novas Doenças e respectivo sofrimento, agravado com gastos e desperdícios de tempo e dinheiro que poderia evitar.
Em vez disso, poderia agradecer humildemente à Natureza pelos Sinais de Alarme enviados (Sintomas ou Doenças) e, com isso, poderia aprender a valorizar mais a Vida, aumentar a Saúde e Vitalidade e tornar os seus Sonhos realidade mediante uma Consciência mais desenvolvida e mais ampla e uma vida mais Próspera e Feliz.
Pois “crise é oportunidade”, para quem sabe e quer aproveitar e põe mãos à obra!
TRATAMENTO NATURAL
PARA CÁLCULOS BILIARES
Há diversos Métodos e Ferramentas Naturais, Económicas e Eficazes
para o Tratamento dos Cálculos Biliares (Pedras da Vesícula Biliar):
1. ALIMENTAÇÃO
A) Em geral
Exemplos de alimentos benéficos para este caso de Cálculos da Vesícula Biliar:
Arroz integral (neutro e desintoxicante), vegetais de folhas verdes (natureza do Elemento Madeira - o sumo de verduras, por exemplo, fluidifica o Sangue), cenoura (rica em pectina), alho francês (alho porro), cebola, coentro, salsa (Bras. salsinha), repolho, cogumelo shiitake, ervilha (rica em pectina), maçã (rica em pectina).
NOTA
A Pectina é um polissacarídeo que está contido nas paredes celulares dos vegetais, conferindo uma consistência gelatinosa. No caso das frutas, está presente sobretudo na casca e sobretudo de frutas maduras. A pectina diminui o Colesterol e Triglicerídios no Sangue, evitando a Formação de Cálculos Biliares.
B) Em casos de Dor ou Inchaço do Fígado ou da Vesícula Biliar,
causados geralmente pelo consumo excessivo de proteínas e gorduras animais:
Para esse tipo de doentes (e não necessariamente para toda a gente), recomenda-se a Ingestão de alimentos ácidos, tais como:
- Maçã ácida;
- Vegetais verdes escaldados e temperados:
A) Ou com sumo de limão;
B) Ou com nabo ralado cru;
C) Ou com Shoyu (Molho de Soja) e Sumo de Limão.
2. ACUPUNCTURA OU MOXABUSTÃO
Dependendo de cada caso e de pessoa para pessoa, outros Pontos poderão ser usados.
Contudo, os seguintes Pontos, em geral têm um efeito mais directo na Saúde ou Doenças da Vesícula Biliar:
- B19 Danshu (Jap. Tan Yu) (Shu das Costas da Vesícula Biliar) (indicado para gosto amargo na boca, icterícia, etc.);
- VB 34 Yanglingquan (dispersa o Calor (Yang excessivo) do Fígado e da Vesícula Biliar) (indicado para hepatite, vómitos ácidos, Vesícula preguiçosa, cólicas biliares, indecisão, insónia, sonhos excessivos, boca amarga, etc.);
- Ponto Extra M-MI 23 Dannang
(indicado para Doenças dos Ductos Biliares, etc.);
- VG7 Zhongshu (à mesma altura de B19 Danshu)
(indicado para colecistite, perda da acuidade visual, etc.);
- B19 Danshu associado a VB34 Yanglingquan e Ponto Extra M-MI 23 Dannang (a associação destes 3 Pontos é indicada para todas as Doenças da Vesícula Biliar);
Contra-Indicações
- Não fazer Moxabustão durante o período menstrual.
- Durante a gravidez, se necessário, pode fazer-se Moxabustão.
Contudo, quanto menos Moxabustão durante a gravidez, tanto melhor.
FITOTERAPIA OCIDENTAL
São várias as Plantas Medicinais ocidentais que são indicadas
para os casos de Cálculos da Vesícula Biliar:
1. Rábano, Nabo ou Sumo de Rabanete Negro.
2. Dente de Leão (Chá).
3. Alcachofra (Chá).
4. Hortelã Pimenta (Chá).
5. Cardo Mariano (Chá).
6. Açafrão da Índia (Bras. Açafrão da Terra)
7. Compressa de Gengibre (Aplicação externa)
FITOTERAPIA TRADICIONAL CHINESA
Para os Cálculos da Vesícula Biliar em particular:
- Lysimachia Form (Shi Lin Tong Pian) (comprimidos)
Indicado não só para Cálculos da Vesícula Biliar (Pedras da Vesícula Biliar),
mas também para várias outras Doenças do Fígado, Vesícula Biliar e Doenças Urinárias.
Por uma Vida Sã
A nível Individual, Familiar e Mundial!
Prof. Manuel Moreira
Telemóvel: (+351) 919915438
Link Mensagem: https://m.me/naturmedmedicinasnaturais
NOTAS
A) Se tem interesse em Saúde por Meios Naturais
e quer aprender Métodos de Medicina Oriental,
tem agora a Formação que irei realizar brevemente:
FORMAÇÃO: MEDICINA ORIENTAL EM CASA
TRATAMENTOS PARA DOENÇAS ESPECÍFICAS
COMPRESSAS, MOXABUSTÃO, CHÁS MEDICINAIS
https://www.facebook.com/events/303009004384088/
B) Se tem interesse por SAÚDE ou MEDICINA NATURAL e
quer ter Acesso Privilegiado às minhas Publicações e Formações
tais como Artigos, Vídeos, Lives e Formações diversas:
Em caso afirmativo, livremente, solicite Adesão (Grátis)
ao nosso GRUPO PRIVADO FACEBOOK:
“Comunidade NaturMed - Saúde e Medicinas Naturais”:
https://www.facebook.com/groups/491736961688847/
Observação Importante
Ao Solicitar Adesão, por favor tenha o cuidado de:
Responder à Pergunta sobre o Motivo do Pedido de Adesão
(Condição indispensável para Admissão ao Grupo).
Deixe um comentário
Faça login para postar comentários