Neste Vídeo apresento a importância da FINALIZAÇÃO, versus INICIAÇÃO. Falo sobre a importância de preparar as RAÍZES,...
VESÍCULA BILIAR - DECISÕES E CORAGEM PARA ENFRENTAR 2021 E PARA SEMPRE!
Que tal saber aumentar a nossa capacidade de Decisão em termos de Rapidez, Precisão e Acerto e aumentar a nossa Coragem para tomar Decisões, assumir Compromissos e Realizar Tarefas Corajosas?
Ora é precisamente disso que vamos falar neste Artigo.
A Vesícula Biliar é o “Órgão” (Víscera) par do Fígado.
Cada um deles tem funções físicas, energéticas e mentais ou espirituais.
FÍGADO E VESÍCULA BILIAR
O Fígado, Órgão maciço, é principalmente Yin. É como feminino ou a mulher num casal.
A Vesícula Biliar, “Órgão” (Víscera) oco, é principalmente Yang. É como masculino ou o marido num casal.
Em termos energéticos, ao nível mental espiritual, o Fígado alberga o Hun, que é a sua Entidade Psíquica. Entre as diversas funções do Hun, uma delas é a capacidade de Ver ou Visualizar o Futuro, a Capacidade de Planear, de Estabelecer um Plano, de Equacionar uma Estratégia ou uma Táctica. Basicamente tem a Função de Planeamento ou de Programação (Yin).
Já a Vesícula Biliar, em termos mentais ou psicológicos, é responsável pela Decisão e Coragem (Yang). Por isso, na China, quando uma pessoa demonstra muita Coragem, diz-se que essa pessoa “tem uma grande Vesícula Biliar”.
Ao nível físico e anatómico, enquanto o Fígado governa o Funcionamento dos Músculos, a Vesícula Biliar governa o Funcionamento dos Tendões.
Por isso, se alguém tende a desenvolver, por exemplo, “tendinites”, tal está relacionado com problema (ao nível energético) da Vesícula Biliar.
ELEMENTO MADEIRA
No nosso corpo, o Fígado e Vesícula Biliar constituem o Elemento Madeira.
Esse Elemento está relacionado com a Energia que ascende, que sobe. É o Elemento que representa a ascensão, o crescimento, a vida infantil e a juventude, a aurora e a manhã, a Primavera.
Portanto, para aprendermos, para nos desenvolvermos, para evoluirmos, para crescermos (fisicamente, mentalmente ou espiritualmente) precisamos de ter um Fígado e Vesícula a funcionar nas melhores condições, não só para que sejamos capazes de planear e de tomar as melhores decisões e de as executarmos com coragem, mas também para que tudo isso seja feito com a máxima clareza mental, para sermos capazes de usar as melhores estratégias, tomar as melhores decisões e termos coragem para executar o que é justo e correcto e não o que é injusto ou errado.
VESÍCULA BILIAR
É na Vesícula Biliar que se armazena a Bílis, necessária à digestão das gorduras (lípidos).
É através do Canal Biliar Comum (Colédoco) que a Bílis é transportada da Vesícula Biliar até ao Duodeno onde é descarregada.
Para serem digeridas, as gorduras têm primeiro de serem emulsionadas pela Bílis, à semelhança do que acontece com um detergente para desfazer a gordura. Se essas gorduras ingeridas não forem devidamente e integralmente decompostas pela Bílis, depois dificilmente poderão ser processadas pelas enzimas digestivas.
É a Bílis que confere a cor castanha, normal e saudável, às fezes.
DOENÇAS FÍSICAS DA VESÍCULA
Doenças físicas da Vesícula Biliar incluem:
A) Enxaquecas (Dores de Cabeça nas regiões dos lados da Cabeça).
Nesta região (lados da Cabeça) passa o Meridiano da Vesícula Biliar.
B) Cálculos Biliares. Trata-se de calcificações ou “areias” resultantes de colesterol que se solidifica, formando cristais, geralmente designados “pedras” ou “areias” na Vesícula Biliar.
C) Icterícia Biliar. Este tipo de Icterícia está relacionado com obstrução das Vias Biliares.
COLELITÍASE E COLECISTITE
PEDRAS OU INFLAMAÇÃO DA VESÍCULA BILIAR
E OUTRAS COMPLICAÇÕES DA VESÍCULA BILIAR
CÁLCULOS DA VESÍCULA
A causa principal dos Cálculos da Vesícula é o consumo excessivo e descontrolado de gorduras animais e de proteínas animais (principalmente de lacticínios, como queijos, manteiga, leite, etc.).
Ñão é por acaso que dentre as pessoas mais propensas a contraírem Cálculos da Vesícula serem sobretudo:
A) Obesos. Pessoas com muita Gordura no Corpo e no Sangue (Colesterol e Triglicerídeos);
B) Diabéticos. A Diabetes desenvolve-se devido ao consumo indiscriminado e excessivo de lacticínios (leite, queijo, manteiga, etc.), gorduras e açúcares refinados e alimentos refinados (arroz btranco, pão branco, farinha branca, doces de açúcar refinado);
C) Doentes com Cirrose Hepática. Doença do Fígado. O Fígado foi sobrecarregado, nestes doentes, a processar excessos de gorduras, doçuras, álcool, venenos e toxinas diversas.
CÓLICAS BILIARES
(DORES NA VESÍCULA BILIAR)
Para comprovar a relação directa entre Gordura e Cálculos Biliares (Pedras da Vesícula):
Não é por acaso que estas Dores fortes do lado direito do abdómen, sob as costelas (localização da Vesícula Biliar), ocorrem geralmente após uma refeição gordurosa. E quanto mais gordurosa for, maior a probabilidade de ocorrer este tipo de Dor.
O Consumo excessivo e errado de Proteínas e Gorduras animais, sem os cuidados necessários, está directamente relacionado com a formação de Pedras na Vesícula.
Estas Dores na Vesícula ocorrem geralmente 1 hora após as refeições, que é o momento em que o alimento proveniente do Estômago, começa a chegar ao Duodeno, onde a Vesícula Biliar descarrega a Bílis.
Depois do alimento dessa refeição já ter passado todo pelo Duodeno, então a pressão dentro da Vesícula Biliar diminui (devido à descarga da Bílis já ocorrida) e então a dor desaparece.
COLECISTITE E COLECISTITE INFECCIOSA
Colecistite é a inflamação da Vesícula Biliar, geralmente após a obstrução (entupimento) persistente por um Cálculo (Pedra).
Apesar de cerca de 10% de Doentes de Colecistite não apresentarem Cálculos Biliares.
E quando a Vesícula Biliar fica obstruída, fica mais susceptível a infecções e inflamações. Pois quando a Bílis fica estagnada dentro da Vesícula Biliar, bactérias do Intestino podem infectá-la, ficando esta então com Colecistite Infecciosa.
Portanto, a Colecistite (Inflamação da Vesícula) é geralmente (em Doentes com Cálculos Biliares), uma complicação derivada de agravamento da Colelitíase (Cálculo ou Cálculos na Vesícula). Quanto maior o número de Cálculos, maior a probabilidade de entupimento e Colecistite daí resultante.
Enquanto na Colelitíase as Dores na Vesícula Biliar ocorrem apenas 1 hora após o início das refeições, na Colecistite as Dores são permanentes, dado que neste caso a Vesícula Biliar está permanentemente inflamada. Neste caso, as Dores contínuas estão ainda associadas concomitantemente à ocorrência de Vómitos e possivelmente Febre. Neste caso, essas Dores podem piorar 1 hora após as refeições, mas não desaparecem a seguir.
COLEDOCOLITÍASE
Coledocolitíase é quando um Cálculo (Pedra) da Vesícula Biliar fica preso (estagnado) no Ducto Colédoco (Ducto Biliar comum) por ser de maior tamanho do que o Ducto pelo qual está a passar. Neste caso, o Cálculo aí estagnado tapa o Ducto, impedindo a passagem normal da Bílis para o Duodeno, fazendo a Bílis voltar anormalmente para trás.
ICTERÍCIA OBSTRUTIVA E DOENÇAS SUBSEQUENTES
A Icterícia Obstrutiva e outras Doenças subsequentes, são o resultado final de um processo (etiologia) patológico de várias Fases:
1. OBSTRUÇÃO DA VESÍCULA BILIAR
Se existe obstrução dentro da Vesícula Biliar mas os Ductos de passagem da Bílis permitem a sua passagem, então a Bílis produzida pelo Fígado vai sendo escoada, apesar de tudo, para o Duodeno.
2. ICTERÍCIA OBSTRUTIVA
Nesta fase, se um Cálculo (Pedra) estagna no Ducto Biliar Comum (Colédoco), nem a Bílis acumulada na Vesícula Biliar nem a Bílis produzida no Fígado conseguem passar até ao Duodeno. Então, com esta barreira, a Bílis volta para trás para o Fígado, o que tem como consequência começar a ser absorvida no Sangue, levando à Icterícia, com manifestação de sintomas de coloração amarelada na Pele e nos Olhos, devido à acumulação de Bilirrubina (um Pigmento da Bílis) no Sangue e na Pele.
NOTAS
- ICTERÍCIA POR DOENÇA HEPÁTICA
A Icterícia (não obstrutiva) pode no entanto ocorrer noutras Doenças do Fígado, tais como Hepatite (Hepatite A, B, etc.) e noutros tipos de Infecções como Mononucleose Infecciosa, Leptospirose, Malária, Amebíase. Também o Alcoolismo pode lesar o Fígado provocando Cirrose Hepática e levar à Icterícia (não obstrutiva). Tóxicos Químicos também podem levar à Icterícia (não obstrutiva).
- HEMÓLISE (ICTERÍCIA HEMOLÍTICA)
Hemólise é um tipo de Icterícia fisiológica (não patológica) que ocorre na maioria dos recém-nascidos, 3 a 5 dias após o nascimento, à medida que o Baço destrói os eritrócitos (glóbulos vermelhos) em excesso.
Outros tipos de Icterícia Hemolítica pode ser provocada, já por razões patológicas, por Doenças como Anemia de Células Falciformes, Incompatibilidade do Factor Rhesus e Talassemia.
3. COLANGITE
A Colangite é um agravamento da Icterícia Obstrutiva, quando além desta ocorre contaminação da Bílis por alguma bactéria do Intestino, formando uma Infecção grave das Vias Biliares.
4. SEPTICEMIA
Se a Colangite não for tratada a tempo e eficientemente, pode evoluir para um estado muitíssimo mais grave de Septicemia (Infecção e Inflamação generalizada do organismo), a qual tem geralmente uma alta taxa de mortalidade (mais de 50%), sobretudo em doentes com baixa imunidade e, em igualdade de circunstâncias, pior ainda se forem idosos, claro.
5. CURA OU MORTE
Nos casos de Septicemia grave, os Rins e o Fígado podem deixar de funcionar e o Coração ficará mais fraco. Os Pulmões ficarão encharcados de água e o Cérebro ficará a funcionar mal. Com a falência desses Órgãos, pode sobrevir a morte.
Segundo estatísticas, em mais de 50% dos Doentes tratados por Medicina Convencional, sobrevém a morte do Doente.
PANCREATITE POR CÁLCULOS BILIARES
Há 3 Tipos de Obstrução por Cálculos Biliares:
1. Obstrução da Vesícula Biliar por Cálculos Biliares (mas não do Ducto Colédoco).
2. Obstrução do Ducto Biliar Comum (Ducto Colédoco) por Cálculo Biliar.
3. Obstrução da Saída do Ducto do Pâncreas no Duodeno por Cálculo Biliar.
Neste caso, tal levará a uma Pancreatite Aguda (Inflamação aguda do Pâncreas).
PEDRAS DA VESÍCULA
(CÁLCULOS DA VESÍCULA)
PREVENÇÃO E TRATAMENTO
Como vimos, os Cálculos da Vesícula Biliar e as suas complicações patológicas estão geralmente claramente relacionadas com o consumo exagerado e descontrolado de gorduras animais, inclusive sem os cuidados de acompanhar comidas gordurosas com acompanhamentos digestivos de gorduras, tais como nabo ralado, sumo de limão, etc.
Se além disso a pessoa não se movimenta, não pratica exercício e ainda por cima consome ainda açúcar branco e outros açúcares químicos industriais, cereais refinados (arroz branco, pão branco, farinha branca, bolos doces com açúcar branco e aditivos químicos, etc.) e bebidas alcoólicas, nesse caso torna-se ainda mais rapidamente candidato a contrair Cálculos Biliares e outras Doenças do Fígado e da Vesícula Biliar, tais como:
Irritabilidade (irascibilidade, zanga, ódio), enxaquecas, doenças dos olhos, doenças musculares (cãibras, tremuras, Doença de Parkinson, etc.), indecisão, vida caótica com falta de visão e de planeamento, falta de direcção na vida, falta de sonhos, de metas, de objectivos etc.
COLECISTECTOMIA
(RETIRADA DA VESÍCULA BILIAR)
Por conseguinte, a opção de fazer cirurgia retirando a Vesícula Biliar, pelo simples facto de a Vesícula Biliar conter Cálculos (Pedras), para quem compreende a etiologia dessa Doença (acima explicada), não faz qualquer sentido, pois está nas “mãos” do doente corrigir as causas para resolver naturalmente e facilmente esse problema.
Se optar pela retirada desse “Órgão” (Víscera), ficará automaticamente com a Saúde ainda mais comprometida, com aumento patológico da produção de gases intestinais e com as fezes mais moles, pastosas ou diarreia, sobretudo após a ingestão de alimentos gordurosos.
TRATAMENTO NATURAL
PARA CÁLCULOS BILIARES
Há diversos Métodos e Ferramentas Naturais, Económicas e Eficazes
para o Tratamento dos Cálculos Biliares (Pedras da Vesícula Biliar):
1. ALIMENTAÇÃO EM CASOS DE PEDRAS NA VESÍCULA
A) ALIMENTAÇÃO EM GERAL PARA PROBLEMAS DA VESÍCULA
Exemplos de alimentos benéficos para este caso de Cálculos da Vesícula Biliar:
- Arroz integral (neutro e desintoxicante),
- Vegetais de folhas verdes (natureza do Elemento Madeira - o sumo de verduras, por exemplo, fluidifica o Sangue),
- Cenoura (rica em pectina), alho francês (alho porro), cebola, coentro, salsa (Bras. salsinha), repolho, cogumelo shiitake, ervilha (rica em pectina), maçã (rica em pectina),
- Nabo, rábano ou sumo de rabanete negro
NOTA
A Pectina, um polissacarídeo contido nas paredes celulares dos vegetais, tem consistência gelatinosa. Nas frutas, está presente sobretudo na casca, sobretudo de frutas maduras. A Pectina diminui o colesterol e triglicerídeos no Sangue, evitando a Formação de Cálculos Biliares.
B) ALIMENTAÇÃO EM CASOS DE DOR
OU INCHAÇO DO FÍGADO OU DA VESÍCULA BILIAR
Tal é causado geralmente pelo consumo excessivo de proteínas e gorduras animais.
Para esse tipo de doentes (e não necessariamente para toda a gente), recomenda-se a Ingestão de alimentos ácidos, tais como:
- Maçã ácida;
- Vegetais verdes escaldados e temperados:
A) Ou com sumo de limão;
B) Ou com nabo ralado cru;
C) Ou com Shoyu (Molho de Soja) e Sumo de Limão.
PLANTAS MEDICINAIS
São várias as Plantas Medicinais indicadas
para a Vesícula Biliar ou para Cálculos (Pedras) da Vesícula Biliar:
1. Chá de LOSNA (Absinto)
Para quem sofre de Crises de Dores de Cólicas Biliares, tomar um Chá de Losna aos goles, pode prevenir ou evitar o aparecimento dessas crises dolorosas.
2. COENTROS (Sementes secas moídas ou folhas frescas)
Os Coentros são digestivos, facilitando particularmente a digestão das gorduras, combatendo a flatulência e sendo antissépticos. Por isso, são muito indicados para facilitar a digestão de gorduras, guisados, leguminosas (feijões), couves e alimentos de origem animal.
3. CURCUMA (Rizoma) (Curcuma longa)
(Cúrcuma) (“Raiz” Amarela) (Açafrão-da-índia) (Açafrão-da-terra)
A Curcuma, utilizada em culinária como condimento, é da mesma família do Gengibre.
Tem contudo preciosas e variadas propriedades medicinais.
Já na obra indu “Kausika-Sutra” se faz menção, pela 1.ª vez, no Séc. V a.C. à aplicação medicinal do rizoma da Curcuma, descrevendo-se os seus efeitos na cura da Icterícia.
A Curcuma é originária da Índia e da Indonésia. Na Ilha de Java (principal Ilha da Indonésia e a Ilha mais populosa do mundo, com elevada densidade populacional), a Curcuma chama-se “Temulawak”, sendo utilizada aí há muitos séculos.
A Curcuma é muito indicada para a Vesícula Biliar, especialmente em casos de Icterícia Obstrutiva, pois não só estimula a produção de Bílis pelo Fígado, mas também tem propriedades de Colagoga e Colerética, isto é, estimula a contracção da Vesícula Biliar para expulsar a Bílis, estimulando também a sua expulsão no Duodeno (colagoga), facilitando assim o esvaziamento da Vesícula Biliar (colerética).
E assim promove o bom funcionamento da Vesícula Biliar.
4. HORTELÃ-PIMENTA
O Chá de Hortelã-pimenta estimula quer a formação de Bílis no Fígado (colagoga), quer o fluxo da Bílis (colerética). Por isso, para quem tem Pedra ou Pedras na Vesícula e teme o aparecimento de Cólicas Biliares daí resultantes, melhora a situação bebendo aos goles e sem adoçar, um Chá preparado em partes iguais de Losna (acima referida) e Hortelã-pimenta, tão quente quanto possível.
5. HIPERICÃO (HIPERICÃO KNEIP) (Hypericum perforatum)
(Milfurada, Erva-de-São-João (Atenção que no Brasil várias plantas diferentes também se chamam “Erva-de-São-João”, gerando confusão e engano)
(NOTA: não confundir com Hipericão do Gerês (Hypericum Androsaemum))
Esta Planta é um Tónico do Baço-Pâncreas (é aperitiva, digestiva, trata diarreia e é um cicatrizante forte) e elimina Estagnação de Qi do Fígado (é um poderoso antidepressivo).
Já Paracelso elogiava os poderes desta Planta Medicinal, contra os “loucos devaneios” (depressão).
O Óleo de Hipericão (maceração de flores em azeite) é indicado para tomar como colagogo (estimulante da contracção da Vesícula e expulsão da Bílis para o Duodeno).
6. Cataplasma de PAPAS DE LINHAÇA (SEMENTES de LINHO)
Esta Cataplasma aplicada bem quente num saco fino de algodão, alivia Cólicas da Vesícula, assim como Dores de Abdominais, Nevralgias faciais, Dores de Dentes ou Dores de Rins.
7. ALECRIM
O Chá de folhas de Alecrim, na forma de Infusão, tem propriedades Coleréticas (estimula a secreção de Bílis) e Colagogas (estimula a contracção da Vesícula e respectiva expulsão da Bílis). Beneficia a digestão (casos de dispepsia, etc.).
Curiosamente, o Alecrim também é usado para:
A) Tratamento de Entorses (relacionadas com Tendões - governados pela Vesícula Biliar) em cozimento com Água ou com Vinho, em aplicação externa.
B) Tratamento de Fraqueza crónica (por vezes relacionado com Fígado - Órgão par da Vesícula), principalmente em casos de Tensão Baixa (a Tensão Arterial geralmente está também directamente relacionada com o Fígado), na forma de Chá para tomar.
8. ALCACHOFRA HORTENSE (Cynara Cardunculus)
(Alcachofra de comer) (Cardo de comer)
É uma planta comestível (parte polposa das brácteas depois de cozidas).
NOTA
Medicinalmente, não se usam essas brácteas comestíveis, mas sim a grande folha que parte da haste da Planta. E faz-se um cozimento para tomar.
Desta forma, é descongestionante em todas as doenças do Fígado ou das Vias Biliares.
9. DENTE-DE-LEÃO (TARAXACO) (Taraxacum officinale)
(Coroa-de-monge) (Amor-dos-homens)
O Dente-de-leão drena a Humidade-Calor (trata Icterícia).
É um colagogo precioso (estimula a contracção da Vesícula Biliar e respectiva expulsão da Bílis até ao Duodeno). Sendo também indicado para Insuficiência Hepática, Icterícia, Angiocolite (Inflamação dos canais biliares), Colecistites (Inflamações da Vesícula Biliar), etc. Deverá tomar-se o Cozimento da Planta, antes das refeições.
Também se pode usar o Sumo da Planta fresca.
10. Compressa de GENGIBRE
A Compressa bem quente de Gengibre (tão quente quando o paciente aguentar, sem contudo queimar a pele do doente), em aplicação externa, está indicada nos casos de Cálculos Biliares e respectivas Cólicas Biliares.
2. ACUPUNCTURA OU MOXABUSTÃO
Dependendo de cada caso e de pessoa para pessoa, outros Pontos poderão ser usados.
Contudo, os seguintes Pontos, em geral têm um efeito mais directo na Saúde ou Doenças da Vesícula Biliar:
- VC12 Zhongwan (Reunião das Vísceras e Mo do Estômago) (Vesícula é Víscera) (indicado em todas as afecções das Vísceras, incuindo náuseas, regurgitação ácida, vómitos, colecistite, icterícia, hipertensão arterial, subida do Yang do Fígado, distúrbios mentais, tais como síndrome maníaco-depressiva, etc.);
- B19 Danshu (Jap. Tan Yu) (Shu das Costas da Vesícula Biliar) (indicado para gosto amargo na boca, icterícia, etc.);
- VB 34 Yanglingquan (dispersa o Calor (Yang excessivo) do Fígado e da Vesícula Biliar) (indicado para hepatite, vómitos ácidos, Vesícula preguiçosa, cólicas biliares, indecisão, insónia, sonhos excessivos, boca amarga, etc.);
- Ponto Extra M-MI 23 Dannang
(indicado para Doenças dos Ductos Biliares, etc.);
- VG7 Zhongshu (à mesma altura de B19 Danshu)
(indicado para colecistite, perda da acuidade visual, etc.);
- B19 Danshu associado a VB34 Yanglingquan e Ponto Extra M-MI 23 Dannang
(a associação destes 3 Pontos é indicada para todas as Doenças da Vesícula Biliar);
Contra-Indicações
- Não fazer Moxabustão durante o período menstrual.
- Durante a gravidez, se necessário, pode fazer-se Moxabustão.
Contudo, quanto menos Moxabustão durante a gravidez, tanto melhor.
FITOTERAPIA TRADICIONAL CHINESA
Para os Cálculos da Vesícula Biliar em particular:
- Lysimachia Form (Shi Lin Tong Pian) (comprimidos) (*)
Indicado não só para Cálculos da Vesícula Biliar (Pedras da Vesícula Biliar),
mas também para várias outras Doenças do Fígado, Vesícula Biliar e Doenças Urinárias.
NOTA
(*) À venda online em: www.naturmed.com.pt (Contacte-nos, pois não está mencionado).
OBSERVAÇÃO
Irei realizar um Live sobre “VESÍCULA BILIAR, DECISÕES E CORAGEM”
já neste próximo Sábado 2021.01.02 às 22.00H (Hora de Portugal) no nosso
Grupo Privado Facebook: Comunidade NaturMed - Saúde e Medicinas Naturais”.
Se ainda não é Membro deste nosso Grupo Privado e quer ter Acesso Privilegiado
às minhas Publicações e Formações Exclusivas para este Grupo:
Solicite Adesão, cuidando de Responder à Pergunta sobre o Motivo do Pedido de Adesão:
https://www.facebook.com/groups/491736961688847/
IMPORTANTE
Para APRENDER sobre Saúde com máximo de Independência,
pode inscrever-se na FORMAÇÃO ONLINE Via ZOOM
que irei realizar já nos próximos Dias 16 e 17 Janeiro 2021:
FORMAÇÃO: MEDICINA ORIENTAL EM CASA
TRATAMENTOS PARA DOENÇAS ESPECÍFICAS
COMPRESSAS, MOXABUSTÃO, CHÁS MEDICINAIS
https://www.facebook.com/events/303009004384088/
Por uma Vida Sã
Ao nível Individual, Familiar e Mundial.
Deixe um comentário
Faça login para postar comentários