Neste Vídeo apresento a importância da FINALIZAÇÃO, versus INICIAÇÃO. Falo sobre a importância de preparar as RAÍZES,...
DENTES E DENTADAS - DENTIÇÃO E PERSONALIDADE - TRINCAR, MASTIGAR E TERMINAR 2021
Os Dentes fazem parte, e termos energéticos, do Sistema Ósseo e portanto da Energia dos Rins/Bexiga - Elemento Água (5 Elementos chineses). Essa Energia governa-nos e determina em grande parte o nosso Destino.
Uma parte (a maior parte, normalmente)dessa Energia dos Rins é herdada dos nossos pais e está ligada a todos os nossos ancestrais até ao nosso passado infinito. Outra parte, depende daquilo que comemos e assimilamos ao longo da vida, através da nossa Respiração a toda a hora, da nossa Alimentação quotidiana, do nosso tipo de Exercício e Actividade (Exercício corporal, Trabalho, Diversão, etc.)das nossas Emoções e Sentimentos, dos nossos Pensamentos e Ideias ou Mentalidade mais recorrente ou mais habitual, das nossas experiências agradáveis ou desagradáveis, fáceis ou difíceis, espontâneas ou desafiantes, etc.
Tudo isso nos dá ou retira Energia que é armazenada nos Rins (no sentido Energético, não no Órgão físico). Por isso, através dos Dentes (em bom ou mau estado), podemos perceber rapidamente e instantaneamente o estado energético ou de vitalidade da pessoa.
Não é por acaso que as crianças e os jovens normais e saudáveis têm dentes sãos e depois à medida que a idade avança, cada vez é maior a probabilidade de ocorrerem danos na Saúde dentária (cáries, falta de esmalte dentário, dentes a abanar, apodrecimento do dente, etc.).
Nos Elefantes, que são animais fortíssimos e de grande longevidade, quando chegam a uma idade avançada já perto de morrerem, os dentes falham, deixam de poder mastigar com os dentes, com isso a Saúde degenera rapidamente e pouco depois viajam conscientemente para o “Cemitério da morte” e aí acabam por morrer.
Os Elefantes são um dos símbolos de longevidade. Isso já traduz boa Energia dos Rins. Mas outras características destes animais, também características de grande Energia dos Rins, são: boa memória, persistência, determinação, postura, autoridade, auto-suficiência, capacidade de derrubar obstáculos e dificilmente revelarem ou manifestarem medo. Caminham com patas erectas, como pilares (Yin dos Rins). O Elefante africano é o maior mamífero do Planeta (Grande Yin dos Rins).
Quando uma fêmea fica grávida, gera 1 filhote (não gémeos ou mais) e essa gestação dura geralmente 22 meses. Existe assim claramente uma poupança de Energia (e não desperdício de Energia com muitos filhotes ou com gravidez rápida em grande velocidade).
As orelhas (Energia dos Rins) são enormes nos Elefantes. No Elefante africano, podem atingir metade da altura do animal.
Os Elefantes, na sua dentição, apresentam umas grandes presas (dentes incisivos modificados) e grandes molares (1 ou 2 funcionais em cada lado do maxilar). Quando um molar se gasta, outro molar irrompe, entrando em acção! Que prova fantástica de Reserva de Energia e de Matéria (Dentes de Reserva prontos a entrarem em acção) e que Prova Irrefutável de Inteligência Corporal!
Nos Elefantes asiáticos e nos africanos, os machos são maiores que a fêmeas e possuem incisivos mais fortes. De salientar que são animais estritamente herbívoros ou mais propriamente vegetalianos (“vegans”). Alimentam-se de folhas e ramos de vegetais e frutos. Contudo, cada elefante pode medir 8 metros de comprimento por 4 metros de altura e podem pesar mais de 8 toneladas. Os 2 Dentes incisivos, nos machos podem pesar mais de 200kg cada um!
Para além da autoconfiança, inteligência e sabedoria interior, os Elefantes têm também numerosas qualidades que atestam a superioridade do seu Coração (físico, mental e espiritual), como: solidariedade, sociabilidade, amizade, companheirismo, protecção (dos membros da família ou famílias em que estiver inserido), compromisso, gentileza.
Os elefantes vivem em grupos familiares, em grandes bandos por vezes com mais de 100 indivíduos, liderados pela fêmea mais velha (matriarca). Quando nascem filhotes, toda a manada cuida dos filhotes. Várias “babás” cuidam dos filhotes do grupo.
DENTES, FISIOLOGIA E PERSONALIDADE
Cada parte do nosso organismo reflecte todas as outras partes, sem excepção.
Contudo, apesar dos aparentes avanços da Medicina moderna, esse aspecto de primordial importância é quase totalmente ignorado, negligenciado, abandonado. Em contrapartida, na Medicina Tradicional Chinesa esses aspectos são normalmente conhecidos, estudados e estão em contínua descoberta. Quanto mais se estuda, mais relações novas se vão descobrindo.
Assim, podemos avaliar ou diagnosticar o corpo (e mente) inteiro olhando apenas para a cara da pessoa, ou olhando apenas para a planta dos pés ou olhando apenas para a palma das mãos, ou olhando apenas para as orelhas, ou apenas para o nariz, ou apenas palpando o pulso radial ou apenas massajando ou palpando os meridianos de acupunctura, ou observando a postura da pessoa ou o tipo de vestuário que usa, ou a maneira como arruma o calçado, etc., etc., etc. Qualquer coisa serve para mostrar como estamos e quem somos.
Por conseguinte, cada tipo de dentes está relacionado com determinados Órgãos e Sistemas internos e correspondentes aspectos psicológicos ou de personalidade.
Por sua vez, observando o estado desses dentes, posição, inclinação,tamanho, etc., podemos perceber o que se está passando com essa pessoa.
O Dr. Ernesto Furlan e o Dr. Rogério Pavan dos Santos escreveram um livro intitulado “Biocibernética Bucal”, onde explicam essas relações entre os Dentes e os Órgãos internos e Personalidade, explicando inclusive como se pode determinar até o tipo de educação recebida dos pais de cada pessoa, apenas observando os Dentes. E também referem curas espectaculares conseguidas à custa de reposicionamento dos Dentes na boca, nas suas clínicas (curas de Doenças que aparentemente nada tinham a ver com Dentes!...)!
CORRESPONDÊNCIAS
A - Em termos gerais:
- A.1. Esquerdo-Direito
O lado esquerdo do corpo corresponde ao aspecto afectivo mais individual (com uma outra pessoa, como cônjugue, por exemplo) e o lado direito mais ao aspecto social.
A-2 Superior-Inferior
A arcada superior corresponde ao Feminino (Yin, parada).
A arcada inferior corresponde ao Masculino (Yang, movimenta-se).
B - DENTES E SISTEMAS
1. DENTES INCISIVOS CENTRAIS
Relacionados com o Sistema Nervoso Central - Elemento Água e Terra (Cérebro e Inteligência). São os Dentes da Inteligência e da Personalidade. A idade escolar da criança é ais 6-7 anos de idade. Ora é exactamente a idade em que esses dentes aparecem.
Os incisivos centrais superiores traduzem a personalidade como um todo.
2. DENTES INCISIVOS LATERAIS
Também se relacionam com o Sistema Nervoso Central, mas em menor intensidade que os Incisivos centrais - Elemento Fogo (Relacionamentos). Incisivos Laterais manifestam o modo de Relacionamentos em geral. Os do lado esquerdo, o lado afectivo e os do lado direito o lado social.
Lembremo-nos aqui do caso dos Elefantes, que têm incisivos altamente desenvolvidos e são animais também altamente desenvolvidos socialmente, vivendo em manadas e com um grau de sociabilidade e solidariedade incríveis.
3. DENTES CANINOS
Relacionados com o Sistema Circulatório (Coração) - Elemento Fogo (Relacionamentos, Emoções, Sentimentos). O Coração é o Centro das Emoções (Amor, Ódio, etc.). Alterações nestes Dentes denotam alterações nas reacções de ataque e defesa, amor e ódio, por exemplo. Pessoas com Caninos proeminentes são geralmente muito intensas nos seus relacionamentos amorosos.
4. DENTES PRIMEIROS PRÉ-MOLARES
Correspondem ao Sistema Excretor (Rins - Hereditariedade - ADN) - Elemento Água (Rins/Bexiga e Complementarmente Intestinos). Portanto, estão relacionados com a Segurança (Medo). Assim, se a Segurança da pessoa ficar em cheque e ela ficar com Medo durante o tempo e intensidade bastantes, esses Dentes acabam ficando enfraquecidos e cariados!
Estabelecem a ligação do Homem moderno com o seu ancestral, sendo designados por alguns autores como “Dentes Primatas”. Acompanham o ser humano desde os seus primórdios até ao dia de hoje.
NOTA
Caso os Dentes Primeiros Molares tenham sido arrancados e se o espaço por eles ocupado não for preenchido e os Dentes incisivos forem empurrados para esse espaço vazio, a pessoa ficará a sofrer de Problemas Respiratórios, por falta de espaço bucal.
5. DENTES SEGUNDOS PRÉ-MOLARES
Correspondem ao Sistema Respiratório - Elemento Metal (Pulmões/Intestino Grosso). Capacidade de Liberdade de Expressão (sem máscaras). O Elemento Metal governa o Relacionamento entre o Interior e o Exterior. Os Pulmões são o único Órgão interno que está em contacto directo e permanente com o exterior, através do Nariz e da Boca. Portanto, obrigar alguém a tapar o Nariz (e a Boca) é um sinal claríssimo de Destruição ou Anulação da Liberdade Individual. Pois a Respiração é a nossa Principal Fonte de Energia Vital e também a mais Livre e Acessível (sem custo financeiro ou outros custos). Portanto, quando é negada essa Liberdade, equivale a uma Ameaça de Morte. E a Boca é por onde expressamos de viva voz as nossas palavras para nos comunicarmos uns com os outros. Portanto, obrigar a “tapar a Boca”, é como dizer, em tom de ordem: “- Cala a boca!” Ou seja: Negação da Liberdade de Expressão.
6. DENTES PRIMEIROS MOLARES
Correspondem ao Sistema Digestivo (Baço-Pâncreas/Estômago) - Elemento Terra. Relacionado com Auto-Suficiência. Aparecem aos 6 anos de idade.
Este tipo de Dente é o mais sujeito a Cáries, pois Auto-suficiência é coisa que geralmente assusta as pessoas, pois a educação cada vez mais hoje em dia procura criar escravos e dependência a todos os níveis (dependência nos Sistemas de Saúde, dependência nos próprios Partos, que são funções fisiológicas normais como respirar, comer, urinar, etc., dependência financeira com “empregos”, subsídios, etc.).
Apenas fora do Sistema enganoso, não oficial, se consegue aprender e treinar para a Auto-Suficiência, Independência, Liberdade!
7. DENTES SEGUNDOS MOLARES
Correspondem à Sexualidade e Sistema Hormonal ou Glandular
(Rins e Fígado) - Elemento Água e Madeira.
Surgem na boca quando os meninos passam da idade infantil para a juventude, com manifestações claras de amadurecimento da masculinidade e as meninas passam para jovens femininas capazes de procriar, de dar à luz.
Portanto, juntamente com o aparecimento destes dentes, começa a produção de hormonas masculinas nos rapazes e de hormonas femininas nas raparigas, responsáveis pelo aparecimento dos caracteres secundários da sexualidade em cada sexo.
Nos rapazes ocorre a mudança da voz, o aparecimento de pêlos no corpo, barba e bigode, musculatura masculina, desenvolvimento do pénis, produção de espermatozóides e desejo sexual, capaz de ser pai.
Nas raparigas ocorre o aparecimento de pêlos pubianos e debaixo dos braços (nos sovacos), mamas começam a crescer, corpo toma formas femininas, arredondadas, inicia-se o processo menstrual, com ovulação e assim fica capaz de ser mãe.
Se existir diminuição do espaço bucal no local de nascimento destes Dentes, tal poderá levar a problemas de Obesidade ou de Infertilidade em rapazes (inclusive pouco desenvolvimento do Pénis) ou também em raparigas.
8. DENTES TERCEIROS MOLARES
Correspondem ao Sistema Linfático e Direccional (Baço-Pâncreas) - Elemento Terra.
Internacionalmente é conhecido em todo o lado como o “Dente do Siso” (Dente do Juízo). Pois só nasce quando a pessoa está certa de já ter encontrado o seu Caminho, isto é, quando já sabe o que quer na sua vida em termos afectivos, profissionais, etc.
A idade normal de aparecimento é geralmente pelos 20-21 anos de idade (3x7).
Mas se o jovem se sentir muito seguro e tranquilo quanto ao futuro, nesse caso os Terceiros Molares podem aparecer mesmo antes dos 20-21 anos de idade.
Apesar de alguns Médicos dentistas dizerem que estes Dentes “não têm importância”, o certo é que para além da utilidade para uma boa mastigação, dadas as implicações fisiológicas e energéticas de relacionamento destes Dentes com o Sistema Linfático, se extraídos, a pessoa passa a ter problemas circulatórios sanguíneos e do Sistema Linfático, com aparecimento de pequenos vasos nas pernas e depois varizes e inchaço.
Estes Dentes também estão relacionados com a Direcção (Caminho) e portanto com as Pernas. Pelo que a extracção destes Dentes poderá afectar psicologicamente o “Caminhar” com uma Direcção clara (com clareza mental).
O Terceiro Molar começa a formar-se por volta dos 9 anos de idade (3x3) e se nesta idade a criança sentir que o seu futuro está garantido emocionalmente (carinho, etc.) e financeiramente, o Dente irá nascer normalmente. Mas se houver dúvidas sobre isso, o dente sairá mal posicionado ou poderá ficar impactado. E se o jovem sentir que precisará de lutar desde muito cedo até encontrar o seu caminho, então o Dente nem sequer chegará a nascer!
CONCLUSÃO
Devemos preservar a nossa Dentição o melhor possível, não só para podermos nos alimentar o melhor possível e evitar sofrimento e gastos de tempo e dinheiro em Tratamentos muitas vezes ainda por cima desvitalizantes, como também para evitarmos efeitos colaterais de natureza física e psicológica noutros níveis ou quadrantes.
Para tal, há que cuidar de uma Alimentação natural e integral apropriada, a par de outros hábitos saudáveis de Respiração, Relacionamentos e Actividades.
Paralelamente, poderá tomar-se Fitoterapia (Medicamentos naturais de Plantas Medicinais), como a Fitoterapia Tradicional Chinesa, de acordo com as necessidades ou carências individuais.
Pessoalmente, sempre aconselho os melhores Alimentos e os que devem ser evitados (como açúcar refinado e doces artificiais, que destroem os Dentes e todo o organismo, sendo os Dentes apenas a “Ponta do Iceberg”).
Analogamente, tendo em conta que hoje estamos a começar o Ano Novo (hoje é o 2.º dia - 2020.01.02), os Rins/Bexiga/Dentes representam o nosso Passado, o nosso Início, sobre o qual iremos apoiar cada um dos nossos momentos Presentes do Futuro e sobre o qual também iremos Imaginar, Projectar, Planear e Visualizar o nosso Futuro e depois Construir o nosso Futuro.
Portanto, exorto cada um dos leitores e seguidores ou fãs a ponderarem bem o caminho que querem seguir e a cuidarem desde já da vossa Saúde no dia a dia, pois ela é o Pilar Mestre de toda a nossa existência. E geralmente só percebemos o seu real valor quando a perdemos, quando surgem as Dores, o Mal estar, o Sofrimento, o Impedimento de fazermos o que queremos, como queremos e quando queremos.
Por outro lado, assim como não basta dar uma dentada, é necessário mastigar e ensalivar bem e só depois engolir, também no dia a dia e ao longo do ano precisamos de ser persistentes, consistentes e determinados nos nossos Sonhos, Objectivos e Metas, fazendo a cada instante, flexivelmente, as correcções necessárias, de rota ou mesmo de caminho, de estratégia ou de táctica, mas sempre sem perder de vista o nosso alvo, o nosso foco, o nosso maior Sonho!
Vamos pois levar a sério, embora com entusiasmo e alegria o estudo e treinamento sobre como estamos de Saúde, quem somos e como queremos estar no final deste ano e quem queremos ser no Futuro.
Votos de um excelente 2021. Para isso, mãos à obra. Já!
IMPORTANTE
Para APRENDER sobre Saúde com máximo de Independência,
pode inscrever-se na FORMAÇÃO ONLINE Via ZOOM
que irei realizar já nos próximos Dias 16 e 17 Janeiro 2021:
FORMAÇÃO: MEDICINA ORIENTAL EM CASA
TRATAMENTOS PARA DOENÇAS ESPECÍFICAS
COMPRESSAS, MOXABUSTÃO, CHÁS MEDICINAIS
https://www.facebook.com/events/303009004384088/
OBSERVAÇÃO
Para Acesso Privilegiado às minhas Publicações e Formações Exclusivas (não públicas) como Artigos, Vídeos, Lives, além de Formações diversas,
Solicite Adesão ao nosso Grupo Privado Facebook:
Comunidade NaturMed - Saúde e Medicinas Naturais”:
https://www.facebook.com/groups/491736961688847/
NOTA
Ao Solicitar Adesão, por favor tenha o cuidado de Responder também à Pergunta sobre o Motivo do Pedido de Adesão.
Por uma Vida Sã
Ao nível Individual, Familiar e Mundial.
Deixe um comentário
Faça login para postar comentários