Neste Vídeo apresento a importância da FINALIZAÇÃO, versus INICIAÇÃO. Falo sobre a importância de preparar as RAÍZES,...
RINS FORTES PARA VENCER EM 2021! APROVEITANDO INVERNO PARA FORTALECER-SE. ESTRATÉGIA DE SUCESSO: FORTALECER AS BASES
A Energia Vital dos Rins/Bexiga (Elemento Água) encerra a origem da nossa vida. Pois é na Energia dos Rins que reside a fonte da Energia Sexual e Reprodutora. Por outro lado, é na Energia dos Rins que está contido o Jing (Essência), o qual traduz a nossa Herança Genética (ADN e não só). Portanto os Rins (enquanto Entidade Energética) representam as nossas Raízes, o nosso Passado (recente e longínquo), as nossas Bases, a nossa Origem (Antepassados até ao infinito, Fecundação, Gestação e Nascimento).
Analogamente, no Ciclo Anual do nosso Planeta Terra, o Inverno representa a Origem de todo o Ano:
1. Inverno
Período de recolhimento, de poupança das Energias, de Descanso, de Repouso, de Juntar Energias para a Estação seguinte - a Primavera. Desenvolvimento das Raízes, aprofundamento das Raízes. Consolidação das Bases de Suporte.
2. Primavera
Período de Crescimento com Direcção definida, de Expansão, de Subida, de Acensão, de Sonho, de Visão, de Foco no Alvo. Crescimento do Tronco, dos Ramos e de algumas Flores.
3. Verão
Período de Auge máximo de Expansão em todas as Direcções, de Comunicação Pluridireccional, de Êxtase, de Paixão, de União entre os Opostos Complementares, de Casamento. Florescimento, Flores e Frutificação.
4. Canícula
(Também os Períodos Inter-Estações)
Período de Amadurecimento dos Frutos do Verão (ou da Estação anterior).
Energia algo “parada”, saindo de uma Estação com uma dada Direcção e Sentido e entrando noutra Estação, eventualmente com outra Direcção e outro Sentido)
5. Outono
Período das Sementes, das Colheitas, eventualmente da Morte (da Planta, por exemplo) e Ressurreição ainda armazenada na forma de Sementes. É o Fim do Ciclo. É o Momento de verificar os Resultados (do Processo desde a Sementeira, Enraizamento, Crescimento, Florescimento, Frutificação, Amadurecimento e Novas Sementes - Resultados Obtidos ou Colhidos).
Compreende-se assim a importância de construirmos bons Alicerces no Inverno, para:
A) Nos fortalecermos para aguentarmos os rigores desse Inverno;
B) Nos fortalecermos para aguentarmos os imprevistos e desafios de todo o Ano e Anos que se seguem. Pois o que fazemos em cada Inverno (assim como nas outras Estações), deixa marcas para o resto da vida (positivas ou negativas).
COMO FORTALECER OS RINS
Rins, Água (Elemento) e Inverno (Época ou Estação do Ano), têm todos o mesmo tipo de Energia. Portanto, se soubermos aproveitar devidamente o Inverno, fortaleceremos os Rins.
Inversamente, se cometermos erros no sentido inverso, enfraqueceremos os Rins.
Por exemplo, se terminarmos um banho de chuveiro de água quente, no Inverno, terminando com uma chuveirada rápida de água fria, isso vai fortalecer o Yang dos Rins, como reacção de Imunidade à água fria. Mas se exagerarmos na quantidade ou duração de exposição aso frio, tal irá destruir ou enfraquecer o mesmo Yang dos Rins, pois frio é Yin e nesse caso ficaremos frios e fracos em vez de quentes e fortes.
Tradicionalmente na antiga Rússia, mergulhavam os recém-nascidos na água fria do rio Volga (que atravessa as grandes planícies da Rússia), por exemplo. Se a criança não aguentasse, morria. Mas se sobrevivesse, tal acto estimulava as Glândulas Supra-Renais, as quais segregam hormonas Yang (adrenalina, etc.) e assim aumentavam a Imunidade natural da pessoa, ficando mais resistente ao frio, aos vírus e bactérias, às dificuldades, a ameaças de medo, etc. para o resto da vida. Se tal for feito mais tarde, em adultos, por exemplo, o efeito já não é o mesmo, embora se possa aumentar algo da Imunidade mas num grau muito inferior ao que se consegue logo em bebé.
Esse é um grande exemplo histórico que muito nos ensina sobre a maneira natural, independente e gratuita de fortalecer a Imunidade aos Vírus e Bactérias, em vez de máscaras, desinfecção de mãos e vacinas (artificial, dependente e financeiramente custosa), além do facto de que quanto menos se expuser ao inimigo, mais enfraquece a própria Imunidade, mais enfraquece fisicamente e mais enfraquece psicologicamente, tornando-se uma pessoa dependente, sem vontade própria, medrosa.
Além do facto de as vacinas poderem adoecer ainda mais rapidamente a pessoa, ou mesmo matá-la, como sempre tem acontecido ao longo da História, nos casos em que a pessoa está demasiado enfraquecida. No caso das vacinas modernas, poderá tornar-se ainda muito mais grave e perigoso.
A propósito de Covid-19, é a própria OMS que avisa:
“- Não se apressem a aprovar vacinas, sem a segurança suficiente”.
Mas o problema mais grave é a mentalidade das pessoas em geral, que em vez de procurarem soluções naturais, livres e independentes, acabam sendo arrastadas pela propaganda insidiosa apelando a soluções artificiais, custosas e dependentes.
POUPAR ENERGIAS E
POUPAR ENERGIAS NO INVERNO
Inverno é época de Recolhimento, como disse acima. Temos na Natureza vários exemplos de animais que hibernam durante o Inverno, como os animais de “sangue frio” como as Cobras ou Serpentes, por exemplo. E não é por acaso que a Cobra ou Serpente é um dos Símbolos de Sabedoria”. No Inverno, elas ficam apenas respirando e nada mais!
Existem diferentes tipos e graus de hibernação, entre diferentes animais, embora os princípios sejam os mesmos: estado letárgico de animais homeotérmicos (animais de sangue frio, nos quais a temperatura corporal diminui com a diminuição da temperatura ambiente). É um estado de sonolência e inactividade, em que as funções do organismo ficam reduzidas ao mínimo necessário à sobrevivência. Baixa drasticamente a frequência respiratória, cardíaca e metabólica. Há animais que acumulam gordura no organismo antes de entrarem em hibernação. E há outros que apenas acordam para comer e evacuar.
Exemplos típicos de animais hibernantes são o musaranho, o ouriço (o mamífero, não o ouriço do mar), o esquilo, a marmota, o morcego e o noitibó-de-nuttall, entre outros.
Na Marmota, a temperatura corporal desce até 4ºC. Os seus batimentos cardíacos passam de 90-130 Batimentos/minuto para apenas 3-4 Batimentos/minuto.
A Marmota é um exemplo de Estratégia de Antecipação e Prevenção:
Come muitíssimo, acumulando reservas para a hibernação.
Outro exemplo de Estratégia de Antecipação e Prevenção é realizada pelo Esquilo: Armazena alimentos na toca.
Interessante, como dissemos acima, o facto de o Outono ser a época das Colheitas e Armazenamento (para o Inverno e Estações seguintes).
POUPAR ENERGIA SEXUAL
A Energia Sexual é proveniente da Energia dos Rins. Daí a sua importância neste Artigo.
A poupança de Energia Sexual é de grande Sabedoria. Há métodos tradicionais muito desenvolvidos no Taoismo e no Tantrismo, por exemplo, em ordem a evitar a ejaculação (excepto quando se pretende fecundação) masculina. Pois cada gota de esperma humano corresponde a 50 gotas de sangue. Portanto é algo equivalente a uma hemorragia.
Há determinadas espécies animais em que o macho morre imediatamente após o acto sexual! Portanto, é algo sério. Não é brincadeira. Claro que nos seres humanos é muito diferente, mas os princípios mantêm-se os mesmos: o macho enfraquece se ejacular demasiado. Por isso, muitos homens ficam impotentes por praticarem demasiado sexo
com demasiada frequência, sem acautelarem as perdas por ejaculação (Sangue e Energia).
ALIMENTOS TÓNICOS DOS RINS
DE ACORDO COM A ESTAÇÃO OU CLIMA
As Raízes e as Sementes das Leguminosas são exemplos clássicos de Tónicos dos Rins.
Os Vegetais que se desenvolvem no Inverno ou os Frutos ou Sementes que se podem colher no Inverno, são os mais indicados. Tais Vegetais, Frutos ou Sementes são mais Yang ou menos Yin que os seus congéneres das outras Estações ou tipos de Clima (Climas ou Estações quentes e secas, por exemplo).
Masanobu Fukuoka, no seu célebre livro “A Revolução da Palha”, descreve os Alimentos típicos de cada mês do ano (existentes no Japão, mas que se podem ser adaptados a cada país, tendo em conta os respectivos Climas quentes ou frios de cada Estação ou Mês desse país).
Para os Meses correspondentes ao Inverno (Dezembro, Janeiro, Fevereiro),
Fukuoka, enumera os seguintes Alimentos, seguindo naturalmente o curso da Natureza:
1. DEZEMBRO
1.1. Grãos (Sementes) de Cereais e de Leguminosas (Feijões)
Arroz (recomendamos Integral), Aveia, Cevada, Trigo sarraceno (Trigo mourisco),
Milho miúdo (Painço, Milho painço, Milho alvo), Feijões.
NOTA
Estes Cereais e Feijões (Leguminosas) acima indicados
são apresentados os mesmos para Todos os Meses do Ano e
são apresentados no Centro da “Mandala dos Alimentos”.
1.2. Vegetais
Cenoura, Inhame chinês, Bardana, Nabo, Rabanete.
NOTA
Os Vegetais, são apresentados em cada mês
na Coroa Circular a seguir aos Cereais e Leguminosas.
1.3. Carnes, Peixes e Outros Animais marinhos ou aquáticos
Holotúria (Pepino-do-mar) (animal equinodermo marinho, utilizado desidratado na cozinha oriental), Javali, Carne vermelha, Mexilhão de água doce, Ouriço do mar, Salmão,
Sargo cinzento, Camarão, Lula, Atum.
NOTA
Este tipo de Alimentos aparece em 3.º lugar
a partir do Centro da Mandala (Cereais e Feijões)
1.4. Frutas
Tangerina.
NOTA
Este tipo de Alimentos aparece em 4.º e último lugar na referida Mandala.
2. JANEIRO
2.1. Grãos (Sementes) de Cereais e de Leguminosas (Feijões)
Arroz (recomendamos Integral), Aveia, Cevada, Trigo sarraceno (Trigo mourisco),
Milho miúdo (Painço, Milho painço, Milho alvo), Feijões.
2.2. Vegetais
Bardana, Nabo pequeno (Nabo redondo), Espinafre (normalmente, evitar Espinafre).
2.3. Carnes, Peixes e Outros Animais marinhos ou aquáticos
Carpa, Ostra, Aves, Rã, Tartaruga de água doce, Holotúria, Sargo Cinzento, Ouriço do mar.
2.4. FRUTAS
Tangerina
3. FEVEREIRO
3.1. Grãos (Sementes) de Cereais e de Leguminosas (Feijões)
Arroz (recomendamos Integral), Aveia, Cevada, Trigo sarraceno (Trigo mourisco),
Milho miúdo (Painço, Milho Painço, Milho alvo), Feijões.
3.2. Vegetais
Tussilagem, Couve chinesa, Agrião, Rabanete.
3.3. Carnes, Peixes e Outros Animais marinhos ou aquáticos
Sardinha, Lírio do mar, Chicharro (Carapau), Xaréu (um tipo de peixe), Cavala, Lula.
3.4. Frutas
Laranja amarga, Limão e Cidra.
OBSERVAÇÕES
Prestando atenção aos diferentes tipos de Alimentos disponíveis em cada mês, mesmo dentro da mesma Estação, dá para perceber os diferentes tipos de Vegetais e de Animais, próprios de cada Clima desse mês. Por exemplo:
A) Em Dezembro aparecem indicadas mais carnes e carnes vermelhas (mais Yang), pois é o mês mais frio do ano (mais Yin) (quando ocorre o Solstício de Inverno, por volta de 21 Dezembro, o dia mais pequeno do ano). E aparece apenas uma fruta (tangerina), a qual é de pequeno tamanho (Yang) devido ao frio dessa época (Yin).
B) Em contrapartida, em Fevereiro (tempo já menos frio, mais quente, próximo do despontar da Primavera, já não aparecem nenhumas carnes (Yang), aparecem apenas Peixes e Outros Animais aquáticos (mais Yin que as carnes) (pois o Clima está a crescer para Yang).
E curiosamente, aparecem frutas ácidas, as quais têm energia Madeira, própria da Primavera, que terá início já no mês seguinte, em Março (Equinócio da Primavera)
C) Em Portugal, o acima indicado também é válido, entre as espécies de Cereais, Feijões, Vegetais, Carnes e Peixes ou Animais Aquáticos que existem no nosso país.
Exemplos disso, disponíveis no Inverno (Dezembro, Janeiro, Fevereiro):
- VEGETAIS como as Cenouras (Raízes), Nabos (Raízes), Couves, Pencas, Grelos de Nabo, Grelos chamados “Nabiças” (Grelos de Nabo sem flor), Nabiças propriamente ditas (Colza, uma Planta diferente do Nabo, de aspecto semelhante na rama, mas sem a raiz típica do nabo).
As Cenouras demoram 3-4 meses a criar desde a sementeira, mas é no Inverno que estão prontas a comer.
Os Nabos são semeados na época das primeiras chuvas de Outono ( a meio do Outono), para depois estarem disponíveis para comer durante o Inverno ou mesmo desde Outubro até Março. É mais um exemplo de Estratégia de Antecipação e Prevenção, iniciando a sementeira no Outono para poder usar no Inverno.
- FRUTAS em Portugal no Inverno:
As primeiras Laranjas do Algarve estão disponíveis a partir de Dezembro.
As Laranjas das outras regiões do país (clima mais frio que no Algarve) estão prontas para comer somente em Janeiro e Fevereiro.
As Tangerinas (têm muitas sementes) e as Clementinas (quase sem sementes e ainda mais doces que as tangerinas), podem obter-se de Janeiro a Março.
Os Citrinos em geral, encontram-se de Janeiro a Agosto.
NOTA
Outro aspecto curioso, é que no Verão pode obter-se ou produzir-se quase tudo, pois há mais Energia Solar. Já no Inverno, há poucas Plantas e poucos Animais que resistem, pois terão de ser mais fortes e resistentes.
Os Tomates, por exemplo, são muito Yin (contêm demasiado Potássio) e além disso são pertencentes às Solanáceas, portanto são bastante venenosos, devendo evitar-se comer, sobretudo verdes (quanto mais verdes, mais Solanina contêm), mesmo no Verão.
Mas são um exemplo claro de vegetal (fruto de vegetal) que não resiste ao Inverno.
Portanto, se deve evitar-se mesmo no Verão, por maioria de razão há que evitar no Inverno.
Logo, se consumirmos essas Plantas ou Animais próprios da Estação, acima indicadas, durante o Inverno, ficaremos também nós mais resistentes, com maior vitalidade e imunidade. Mas se cometermos o erro de consumirmos no Inverno Alimentos próprios do Verão, como Frutas, Tomates e Alface, por exemplo, ficaremos mais fracos, debilitados e com menor imunidade.
ALIMENTOS TÓNICOS DOS RINS
NOS SEUS ASPECTOS EM GERAL
Além dos Alimentos acima indicados, de acordo com a Estação do Ano, Mês ou Clima, daremos a seguir mais alguns exemplos de Alimentos Tónicos dos Rins.
Convém no entanto esclarecer que os Rins necessitam de Energia Yin e de Energia Yang, as quais são opostas e complementares.
O Yin nutre a Estrutura, como os Ossos, Articulações, Espinal Medula, Medula Óssea, Cérebro, Rins (Órgãos físicos).
O Yang nutre a Função do Elemento Água (Rins/Bexiga), a Bexiga (Órgão físico), o Dinamismo fisiológico, mental e espiritual. Promove Movimento, Rapidez, Velocidade, Resistência, Força, Impulso, Ímpeto, Instinto, Força de Vontade, Coragem (Resistência ao Medo), Determinação, Perseverança, Garra (Poder arrebatador), Entusiasmo.
ALIMENTOS - TÓNICOS YIN DOS RINS
Abóbora amarga, açúcar mascavado, algas marinhas (kombu, hiziki, wakame, etc.), ninhos de andorinha, filhotes de arenque, camarão, cantalupo (melão almiscarado), carambola, caranguejo, leite de coco, coelho, cogumelos brancos, cogumelo shiitake, sementes de damasco doce, ervilha, feijões comuns, figo, ovo de galinha, geléia real, inhame, rizoma de lótus, sementes de lótus, limão, maçã, maltose, manga, mel, melancia, mexilhões, nabo, nogui (cheiro-verde) (Allium fistulosum), várias espécies de moluscos bivalves (de água doce ou de água do mar), noz (noz portuguesa), ostra, ovos de pata, pato, pepino, pera, polvo, porco, tutano de porco, tofu, rã, romã, tâmara, tangerina (Mandarim), tartaruga verde, toucinho, vesícula natatória de tubarão, vagens verdes de feijoeiro.
ALIMENTOS - TÓNICOS YANG DOS RINS
Aipo (Bras. Salsão), alho, alho-porro (alho-francês), anis estrelado, rim de boi, casca de canela, castanhas (portuguesas), cebola, cebolinho-chinês (Bras. cebolinha), cenoura, couve-de-bruxelas, sementes de cebolinho, nirá (Allium japonicum), rim de cervo (rim de veado), cravo-da-índia, óleo de cravo-da-índia, sementes de endro, raiz de erva doce, sementes de erva doce, sementes de feno grego (de feno grego oriental), framboesa, gengibre (rizoma), pistáchio, testículos de porco, rabada (rabo de boi ou de vaca), vesícula natatória de tubarão.
FITOTERAPIA
FITOTERAPIA CHINESA
Na Fitoterapia Tradicional Chinesa, existe um elevado número de Plantas Medicinais estudadas e de efeitos comprovados há milhares de anos.
Existem também numerosas Fórmulas, muitas delas famosas, constituídas por essas Plantas Medicinais, sabiamente combinadas, para as mais diversas situações ou doenças.
Daremos a seguir apenas 3 Exemplos muito simples e resumidos de 3 dessas Fórmulas:
1. T01 Nourish the Root (*)
Tonifica o Yin dos Rins, a Essência e fortalece a Força de Vontade.
Indicações:
Dores nas costas e nas pernas, tonturas, zumbidos, transpiração nocturna (típico de síndrome da menopausa), boca e garganta secas à noite, sensação de calores e de ligeira ansiedade à noite, calor nas “5 palmas” (palmas das mãos, peito e plantas dos pés), sede com vontade de beber em pequenos goles, exaustão, depressão, fezes secas, lumbago (dores lombares), infertilidade (em homens ou em mulheres), insónia (acordando durante a noite), problemas visuais, pele seca, cabelo seco, secura vaginal, olhos secos, corpo magro, urina escassa e escura, fraqueza dentária (dentes cariados, soltos, enfraquecidos),
fraqueza óssea (osteopenia, osteoporose), fraco desenvolvimento dos órgãos sexuais.
2. T02 Strengthen the Root (*)
Tonifica o Yang dos Rins, a Essência e o Sangue,
aquece o Corpo e fortalece a Força de Vontade.
Indicações:
Sensação de frio no Corpo em geral e em particular na parte inferior do Corpo, pés frios, membros frios, lumbago (dores lombares), joelhos fracos, tonturas, zumbidos, depressão, exaustão, impotência sexual, ejaculação prematura, cansaço após o sexo, falta de libido (falta de apetite sexual), infertilidade (em homens ou mulheres), fezes moles, urina clara e frequente, ligeira incontinência urinária (dificuldade de segurar as urinas), edema
nos tornozelos (tornozelos inchados), obesidade, dispneia (dificuldade em respirar),
falta de impulso, falta de entusiasmo.
3. F16 Throsis Form (Kang Gu Zeng Sheng Pian) (*)
É um Tónico de largo espectro, multifacetado.
Tonifica o Yin, o Yang e o Jing dos Rins. Tonifica o Yin e o Sangue do Fígado.
Elimina Vento-Humidade. Move o Sangue, activando a Circulação do Sangue
e desbloqueia a Circulação da Energia nos Meridianos. Fortalece os Tendões, os Ossos e a Medula. Acalma ou mesmo elimina a dor.
Indicações:
Hiperplasias ósseas (calcificações, como osteófitos (bicos-de-papagaio), esporão do calcâneo), dores ou dormência articulares (na Coluna Vertebral ou noutras articulações), subluxação vertebral crónica, articulações inchadas, inflamadas e doridas, com dor crónica, especialmente nas regiões cervical ou lombar. Dor articular pior ao levantar, ao iniciar movimento ou de manhã, acompanhada de rigidez ou dormência. Dor acompanhada por sensação de frio nos membros, espasmos (cãimbras) nas mãos ou nos pés, fraqueza lombar, fraqueza nas “pernas” (membros inferiores), caminhar instável, tendões e ossos fracos e moles, fadiga, zumbidos, rosto pálido. Também para vertigens após AVC (acidente vascular cerebral), contracturas, paralisia, dormência nos membros. E para traumatismos físicos, especialmente lesões de ligamentos e fracturas simples, hipercalcificação após lesão traumática, espondilite anquilosante (processo inflamatório sistémico, da Coluna Vertebral e de diversas Articulações), espondilodiscite (processo inflamatório e infeccioso de discos intervertebrais), necrose papilar renal.
NOTA
(*) Esta Fitoterapia está à Venda Online no nosso Site:
NaturMed Medicinas Naturais:
www.naturmed.com.pt
Caso necessário, fale connosco
para esclarecimento ou Encomenda:
Telemóvel: (+351) 919915438
Email: naturmed@naturmed.com.pt
FITOTERAPIA OCIDENTAL
Existem também numerosas Plantas Medicinais ocidentais
úteis em casos de Doenças do Sistema Génito-Urinário ou Ósseo.
Daremos apenas 3 Exemplos de Plantas simples:
1. Cavalinha
Planta remineralizante, rica em Silício. Diurética.
Indicações relacionadas:
Doenças dos Rins/Bexiga, reumatismo, gota, ciática, inflamações e resfriamentos da Bexiga, retenção urinária, cistite, cálculos (pedras) dos Rins/Bexiga, irrigações e lavagens da vulva e vagina, metrorragias, osteopenia, osteoporose, descalcificações.
2. Folhas de Abacateiro
Planta (Folhas) diurética e reguladora da Menstruação.
Como diurética e facilitadora da micção, aumenta espectacularmente o jacto urinário, deixando sair a urina sem esforço.
Indicações relacionadas:
Doenças graves dos Rins ou da Próstata, dores ao urinar, dores na uretra, pedras nos Rins, urina com sangue, insuficiência renal.
Em Santo Tirso (Portugal) um taxista (Joaquim Fonseca Teixeira) esteve quase a suicidar-se de tanto sofrimento de Doença renal e encontrou a cura através das Folhas do Abacateiro. Depois passou a oferecer essas folhas, dum abacateiro no seu quintal, a múltiplos doentes vindos de todos os lados do país. Congratulando-se com a cura de todos esses doentes, gratuitamente.
3. Urtigas
Esta Planta Medicinal é considerada por Carlos Kozel como a “Rainha das Plantas”, tal é o elevado e variado número de aplicações nos mais diversos tipos de problemas de Saúde.
Na antiguidade grega era a Planta de Vénus, simbolizando a Luxúria e a Imortalidade.
Em uso interno é Diurética, hemostática, adstringente e um tónico remineralizante. Estimulante da Tiróide.
Externamente, usa-se ainda como revulsiva e adstringente. Usada como afrodisíaco em uso externo, rebolando-se sobre as Urtigas
Indicações relacionadas:
Doenças dos Rins, Doenças da Próstata (diminui o tamanho da Próstata e aumenta e facilita a saída da Urina), Doenças da Tiróide, reumatismo, artrose (previne a degradação das cartilagens), gota, artrite, ciática, queda de cabelo.
MOXABUSTÃO OU ACUPUNCTURA
Através de Acupunctura (por profissional qualificado) ou através de Moxabustão (que sob orientação pode ser praticada por qualquer pessoa, em casa), existem inúmeras formas e possibilidades de Tratamento eficaz para as mais diversas doenças dos Rins/Bexiga/Sistema Génito-Urinário, Sistema Ósseo/Articular/Dentário, Órgãos e Sistema Sexual/Reprodutor e outros relacionados ou governados pela Energia dos Rins.
Daremos a seguir 3 exemplos muito simples de apenas 3 Pontos de Acupunctura/Moxabustão, que poderão ser usados para tratar ou fortalecer Rins/Bexiga ou Órgãos ou partes do corpo associadas à Energia dos Rins/Bexiga:
1. VC12 Zhongwan (Região média do Estômago)
É o Ponto de Reunião das Vísceras (Órgãos ocos, portanto inclui a Bexiga).
Fortalece o Yang do Corpo inteiro.
Indicações relacionadas:
Esterilidade feminina, frigidez, impotência, doenças da Coluna Vertebral.
2. VC4 Guanyuan (Porta da Vida) (Armazenamento do Qi Primordial)
Tonifica o Qi dos Rins, o Yuan Qi, a Essência, o Yang dos Rins e o Yin.
Indicações relacionadas:
Micções frequentes, retenção urinária, hematúria (sangue na urina), gotejamento de urina, enurese, enurese nocturna, inflamação da uretra, polução nocturna, espermatorreia (derramamento involuntário de esperma), ejaculação prematura. impotência, gonorreia, menstruação irregular, amenorreia, esterilidade feminina, sangramento uterino, prolapso do útero, prurido na vulva, sangramento persistente pós parto, retenção da placenta, leucorragia (leucorreia exagerada, com corrimento purulento e mucoso), leucorreia sanguinolenta, nefrite, infecção urinária, uretrite, todas as doenças do Sistema Genito-Urinário, debilidade.
Em casos de enfraquecimento geral, mostra efeitos imediatos, tal como em casos de pós naufrágio ou após ter estado quase a afogar-se. Fortalece a vitalidade, sexualidade e longevidade. Para qualquer problema no abdómen, pois é a base do Tratamento abdominal. Neste Ponto está a Fonte da Vida. Por isso, funciona praticamente para tudo!
3. BP6 Sanyinjiao (cruzamento dos 3 Yin)
(cruzamento dos Meridianos dos Rins, Baço-Pâncreas e Fígado) (Ponto da mulher)
Indicações relacionadas:
Enurese, retenção urinária ou mesmo supressão da urina, estrangúria (micção dolorosa e com sensação de urgência urinária), gonorreia, espermatorreia, polução nocturna, impotência, ejaculação prematura, dor no pénis, menstruação irregular, dismenorreia, menstruações dolorosas e irregulares, leucorreia com descarga de sangue, amenorreia, prolapso do útero, metrorragia, metrastaxis (sangramento uterino persistente), retracção da placenta, massas abdominais, esterilidade, loquiostase (retenção dos lóquios) (retenção de corrimento vaginal pós-parto), loquiorreia (loquiorragia) (escoamento dos lóquios), dores no baixo ventre.
CONTRA-INDICAÇÕES
No Ponto BP6 Sanyinjiao é proibido fazer Tratamento em grávidas,
pois pode provocar aborto.
EXERCÍCIOS QI GONG
PARA MAIS SAÚDE E VITALIDADE
Para os Rins e partes do corpo governadas pela Energia dos Rins, como a Sexualidade, a Parte Inferior do Corpo (Baixo ventre, Região Lombar, Região da Bacia, Membros Inferiores), assim como todos os Ossos, Dentes e Articulações:
Há inúmeros Exercícios de Qi Gong que fortalecem o corpo e os Rins em particular.
Vamos enumerar apenas 3 Exercícios simples:
1. Exercício de Levantar o Céu
É um Exercício extremamente abrangente, seguro e poderoso.
Melhora a postura e a Saúde da Coluna Vertebral.
Ao levantar os braços em direcção ao Céu, estiramos o corpo inteiro, desbloqueamos tensões, estimulamos a Circulação do Qi (Energia) em todos os Meridianos e adquirimos mais Energia, Foco e Tranquilidade.
2. Exercício de Nutrir os Rins
Nutre os Rins e melhora a Região lombar.
De pé, depois de flexões do tronco à frente para baixo, tocando com as mãos no chão (se conseguir), no final de um certo número de flexões (12 flexões, por exemplo), levamos as mãos à região dos Rins (na Região lombar) e com as palmas enviamos conscientemente
Energia para os Rins.
3. Exercício de Agachamento
Este Exercício é muito poderoso, fazendo a pessoa aquecer rapidamente.
Fortalece e flexibiliza os Joelhos.
Partindo da posição de pé, flectindo os joelhos com os Membros inferiores na horizontal, ficando agachado ao chegar o mais abaixo possível.
Fazer um número de repetições capaz de aquecer rapidamente o corpo inteiro.
IMPORTANTE
SE tem interesse por SAÚDE, VITALIDADE, LONGEVIDADE
ainda pode inscrever-se na FORMAÇÃO ONLINE Via ZOOM
que irei realizar já nos próximos Dias 16 e 17 Janeiro 202:
FORMAÇÃO: MEDICINA ORIENTAL EM CASA
TRATAMENTOS PARA DOENÇAS ESPECÍFICAS
COMPRESSAS, MOXABUSTÃO, CHÁS MEDICINAIS
https://www.facebook.com/events/303009004384088/
OBSERVAÇÃO
SE tem interesse por SAÚDE, VITALIDADE, LONGEVIDADE
Para Acesso Privilegiado às minhas Publicações e Formações Exclusivas
(não públicas) como Artigos, Vídeos, Lives, além de Formações diversas,
Siga-nos de perto no nosso Grupo Exclusivo,
solicitando Adesão ao nosso Grupo Privado Facebook:
“Comunidade NaturMed - Saúde e Medicinas Naturais”:
https://www.facebook.com/groups/491736961688847/
NOTA
Ao Solicitar Adesão, por favor tenha o cuidado de Responder também à Pergunta
sobre o Motivo do Pedido de Adesão.
Por uma Vida Sã
Ao nível Individual, Familiar e Mundial.
Deixe um comentário
Faça login para postar comentários