Neste Vídeo apresento a importância da FINALIZAÇÃO, versus INICIAÇÃO. Falo sobre a importância de preparar as RAÍZES,...
ALIMENTOS, MEDICAMENTOS NUTRIENTES, INGREDIENTES - QUAL MAIS IMPORTANTE?
É muito vulgar hoje em dia, no mundo ocidental, as pessoas irem atrás de algo “rico em vitaminas” ou “rico em Anti-oxidantes” e expressões do género,muitas vezes vazias de sentido e até enganadoras mas, mesmo nos casos em que seja verdade, isso continua a ter pouca ou nenhuma importância ou pode mesmo induzir o leitor ou consumidor em erro.
E porquê? Por razões muito simples, claras e evidentes
se pararmos um pouco para pensar claramente, pois:
“O que é demais é erro” (Ditado Popular).
Com efeito, excesso de qualquer coisa é nefasto, prejudicial, doentio, perigoso. Vitaminas em excesso, são tóxicas, provocam Doenças (não Saúde).
EXEMPLOS:
Sobrecarregar crianças com mimos, com excesso de comida, com satisfação de todos e quaisquer desejos ou “exigências” (gula, etc.), em detrimento das necessidades, estraga as crianças, transformando-as em jovens e adultos obesos, doentes, egoístas, arrogantes, ingratos, insensíveis, etc.
O mesmo ou algo parecido acontece com excesso de Vitaminas ou de Outros Nutrientes quaisquer.
Por que será que todos os Governos, em todo o mundo, do Oriente ao Ocidente, em todas as épocas históricas, desde sempre:
- Não enchem os bolsos de Dinheiro dos Pobres, Carenciados (apesar de darem o Salário mínimo - não dão o Salário Máximo!!!...)?
- Não enchem os bolsos de Dinheiro dos Trabalhadores por Conta Própria ou Trabalhadores Independentes ou Profissionais Liberais, mesmo em situações de Crise Financeira e, pelo contrário, continuam a cobrar-lhes Impostos normalmente?
- Não enchem os bolsos de Dinheiro dos Empreendedores, Empresários em Nome Individual, Pequenas e Médias Empresas, apesar de poderem facultar alguma pequena ajuda (NÃO MÁXIMA AJUDA)?
- Não enchem os Bolsos de Dinheiro, mesmo de Grandes Empresas, em situações de Crise ou Falência (excepto casos de corrupção)?
Ora se os Governos fossem a usar essa ideia “idiota” de que o bom é ter muitas Vitaminas, etc., então injectaria muitas “Vitaminas” (Dinheiro, Formação, etc.)
em toda a gente e mais alguma.
Mas o que faz?
Exactamente o contrário!
Dá o mínimo e arrecada o máximo em impostos (Princípio da Alavanca).
Por isso, devemos aprender a viver com a mínima necessidade.
E não precisamos preocupar-nos demasiado com os Ingredientes.
CONCLUSÃO:
Precisamos SIM:
CONHECER BEM OS EFEITOS;
SABER SE É SEGURO (SE NÃO É TÓXICO);
SABER A MANEIRA DE USAR (Posologia, Modo de Tomar ou Usar).
1. GLOBAL É PRINCIPAL. Parcial é Complementar.
Portanto, enfatizar o valor de algo pelos seus componentes é, no mínimo, secundário e muitas vezes enganoso ou pode levar a enganos sérios.
Visto que dados Ingredientes têm determinadas características quando isolados.
Mas em presença de cada outro ou outros ingredientes comportam-se de maneira diferente ou mesmo oposta!!!
Tal como um homem sozinho tem um dado comportamento. Quando está com outros homens tem outro. Se estiver com mulheres terá outro ainda. Se estiver com crianças outro ainda diferente e assim sucessivamente até ao infinito!
O mesmo acontece com Nutrientes de Alimentos, Ingredientes de Medicamentos, Substâncias de Composto Químico, Membros de determinada Comunidade, etc.
2. Composição ou EFEITOS/RESULTADOS? Qual mais importante?
Acerca da discussão em torno do suposto Vírus “Covid-19” há vários estudos e publicações alegando que Vitamina D previne ou trata Doenças Respiratórias, inclusive relacionadas com “Covid-19”.
Por outro lado, sabe-se que a Exposição ao Sol (apanhar Sol normalmente, na Rua, na Praia, no Campo, na Montanha, etc.) estimula a produção da Vitamina D no nosso Organismo, espontaneamente, de graça, automaticamente, mesmo sem pensarmos nisso, sem fazer nada de nada, excepto apanhar Sol!!!...
O MAIS IMPORTANTE é como OBTER RESULTADOS
da maneira mais NATURAL, SIMPLES, INDEPENDENTE, ECONÓMICA possível.
Para isso, não é preciso saber sequer que vitamina D ou outras existem.
Da mesma maneira que para ler as Horas no Relógio, não é preciso saber quais são todas as peças do Relógio, fabricar Relógios ou como funcionam em pormenor.
Porquê, então convencer as pessoas a tomarem Vitamina D
e ficarem fechadas em casa sem Sol, sem respiração ampla, pura, livre?
Será para virem a “precisar” de tomar Vitamina D e Outras?
3. SIMPLIFICAÇÃO É SOLUÇÃO.
Na Medicina Tradicional Chinesa, os Princípios Filosóficos são muito Simples, Naturais, Cósmicos, Universais, Intemporais, aplicáveis em qualquer Momento e em qualquer Lugar:
A) Yin e Yang (Opostos e Complementares - Lei da Polaridade);
B) 5 Elementos (Água, Madeira, Fogo, Terra, Metal).
Tudo no Universo pode ser classificado segundo esses Princípios. Desde as partículas subatómicas aos átomos, moléculas, tecidos, órgãos, coisas em geral, fenómenos, planetas. estrelas, galáxias, etc.
Por isso, em Medicina ou no Corpo/Mente Humanas,
acerca de cada ALIMENTO ou MEDICAMENTO
O MAIS IMPORTANTE SABER é:
I. É YIN ou YANG? Arrefece ou Aquece? Hidrata ou Lubrifica ou pelo contrário Seca ou provoca Sede? Leva a Energia para a parte Baixa do corpo ou para a parte Alta? Leva a Energia para o Interior ou para o Exterior ou Superfície (Pele) do Corpo?
II. É um TÓNICO do YIN ou do YANG ou do QI ou do SANGUE? Ou DESBLOQUEIA o QI (ENERGIA) ou o SANGUE?
III. Em QUE PARTE ESPECÍFICA DO CORPO/MENTE ACTUA? Nos Rins/Bexiga? Fígado/Vesícula Biliar? Coração/Intestino Delgado? Circulação-Sexo (Sistema Nervoso Autónomo)/Triplo Aquecedor (Triplo Atanor)? Baço-Pâncreas/Estômago?
Estas são AS BASES.
COMPREENSÍVEIS, CLARAS.
Sem sofismas, sem subterfúgios, sem rasteiras.
TEM QUESTÕES a COLOCAR-ME?
Esta Quinta-Feira 2020.07.16 às 22.00H (Hora de Portugal)
irei Realizar uma FORMAÇÃO GRÁTIS ON LINE (LIVE)
sobre este Assunto. Depois terá acesso a muito mais!
Para tal, SOLICITE ADESÃO
ao meu Grupo Privado Facebook
“Comunidade NaturMed - Saúde e Medicinas Naturais”
.
Basta entrar nesse Link e RESPONDER À PERGUNTA
(Motivo do Pedido de Adesão).
2020.07.15
Manuel Moreira
Especialista de Medicina Tradicional Chinesa
Deixe um comentário
Faça login para postar comentários